Estudantes desenvolveram software que auxiliam no combate à violência contra as mulheres
Três jovens guarulhenses foram premiados na 21ª edição da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), que aconteceu entre os dias 20 e 24 de março no Inova USP, em São Paulo. Eles voltam para casa com o segundo lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas pelo projeto Safira, de desenvolvimento de software que auxiliam no combate à violência contra as mulheres.
O projeto teve por objetivo criar um software que auxilie no combate a esse tipo de violência na sociedade brasileira por meio da divulgação de informações sobre o tema e a possibilidade de solicitar ajuda emergencial para situações iminentes ou recorrentes de violência.
A autoria do projeto é dos alunos Heloisa Silva Santos, Gabriela Araújo Munhoz e Rodrigo Silva Xavier Oliveira, sob a orientação dos professores Thiago Schumacher Barcelos e Cristiane Santana Silva, todos vinculados ao campus Guarulhos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
“A participação e a conquista da equipe na Febrace, além de representar os demais projetos que foram apresentados em Guarulhos na Semana do Conhecimento, demonstram a importância do trabalho que temos realizado no sentido de fomentar a cultura de pesquisa e a iniciação científica no município”, afirma Rita Ribeiro, coordenadora da Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos (Feceg).
A equipe conquistou a vaga na feira nacional em outubro de 2022, graças à participação na 9ª edição da Feceg, um dos quadros que integra a Semana do Conhecimento, evento organizado anualmente pela Prefeitura de Guarulhos.