PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Professores e gestores da rede municipal preparam volta às aulas

Gestores e professores preparam volta às aulas
Foto: Michel Wakin / PMG
Compartilhe

PUBLICIDADE

Encontros foram realizados nesta terça e quarta-feira

Profissionais da área da educação, como professores e gestores, das escolas da rede municipal, se reuniram em suas unidades escolares para o Replanejamento 2025 nesta terça-feira (22) e quarta-feira (23). O objetivo dos encontros foi ajudar a melhorar o processo educativo dos estudantes, além de deixar a equipe preparada para receber estudantes e suas famílias no retorno das atividades letivas nesta quinta–feira (24), quando mais de 115 mil alunos da educação infantil, ensino fundamental e da EJA voltam às aulas.  

Em acordo com o documento disponível pelo DOEP (Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas), as reuniões de replanejamento realizaram uma análise minuciosa do PPP (Projeto Político-Pedagógico) da unidade escolar. Na EPG Dolores Gilabel, no Parque Continental II, os professores estiveram presentes na roda de conversa sobre ações do PPP, além de fazerem o mapeamento dos dados das avaliações, como a sondagem, fluência leitora, produção textual entre outros instrumentos pedagógicos.  

“Agrupamos as equipes em pares para avaliar as ações desenvolvidas e planejar novas estratégias para o segundo semestre. Vamos aprofundar os saberes e avançar na consolidação das aprendizagens de leitura, escrita e matemática, além de oferecer acolhimento aos alunos nesse retorno às aulas”, falou a coordenadora pedagógica, Marta Haltmann, sobre a importância de revisitar o PPP e apoiar os educadores com estratégias eficazes. 

Para assegurar os aprendizados para cada etapa escolar, o encontro citou ainda a importância da alfabetização de todos os educandos, com o Programa Aprender Juntos, Aprender Sempre, que iniciou antes do recesso escolar. Com enfoque nos educandos dos 2º e 5º anos, o material elaborado pela Secretaria de Educação é focado na recomposição das aprendizagens, respeitando as singularidades de cada aluno e promovendo equidade no ensino.  

Foi proposto um diálogo com as necessidades locais, a fim de dar suporte para o desenvolvimento integral dos alunos. Na segunda parte do encontro, cada professor fez a análise dos dados de sua turma e elaborou o planejamento semanal. A gestão intensificou a responsabilidade com a excelência do aprendizado, que se desenvolve através da dedicação conjunta de educandos, familiares, professores e demais profissionais da educação.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE