Docentes querem manter as aulas apenas de forma remota
Os professores da rede estadual entram em greve a partir da próxima segunda-feira (8) contra a volta das aulas presenciais.
A decisão ocorreu após assembleia realizada pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado do São Paulo), nesta sexta-feira (5), e teve apoio de 91,7,% da categoria, segundo o sindicato. Os professores querem manter apenas as aulas de forma remota.
Participaram da deliberação cerca de 5 mil docentes de um total de 190 mil educadores que integram a rede estadual de ensino.
“Não há condições para um retorno seguro. As escolas não apresentam a mínima infraestrutura. Recebemos a todo momento fotos e vídeos de professores mostrando banheiros quebrados, lixo acumulado, goteiras, álcool em gel vencido. E tudo isso já está causando consequências graves”, afirma a presidente do Sindicato e deputada estadual, Professora Bebel.
A Apeoesp afirma que foram identificados 147 casos de covid-19 nas escolas. “Todas tiveram algum tipo de atividade presencial. Imagine o que vai acontecer quando milhões de estudantes voltarem para as aulas presenciais no Estado”, disse Bebel.
Aulas presencias retornam no dia 8
A partir desta segunda-feira (8), os 3,3 milhões de alunos da rede estadual de São Paulo estão autorizados a retomar as aulas presenciais, em sistema de rodízio, e iniciar o ano letivo de 2021. As informações são da Secretaria Estadual da Educação.
Nos municípios classificados nas fases vermelha ou laranja do Plano SP, haverá a presença limitada de até 35% dos alunos matriculados. Na fase amarela, o limite é de 70% dos estudantes; e na etapa verde, é admitida a presença de 100% dos alunos matriculados.
Nas duas próximas semanas, o Governo de SP vai avaliar as condições para aumentar as porcentagens de limites diários de alunos. As redes municipais e particulares podem ter decisões diferentes, de acordo com decretos municipais.
Os alunos que não puderem acompanhar as aulas nas escolas, devem fazer via Centro de Mídias SP, remotamente.