Ministério da Saúde cogita a antecipação de uma nova campanha de vacinação
O primeiro caso no Brasil da XBB.15, da variante ômicron da covid-19, foi identificado em São Paulo pela Rede de Saúde Integrada Dasa. O paciente, 54 anos, é de Indaiatuba, no interior de SP, e não teve o estado de saúde divulgado.
A amostra foi descoberta em novembro do ano passado. A Vigilância Sanitária Estadual de São Paulo foi notificada nesta quinta-feira (5) pela Dasa.
“A coleta foi feita em um dos laboratórios da rede Dasa. O tempo entre a coleta e a comunicação existe pois é preciso fazer o sequenciamento genético das amostras e isso demanda tempo“, disse a Dasa em nota ao G1.
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel afirmou, nesta sexta-feira (6) que esse é um fator que leva o Ministério da Saúde a considerar a antecipação de uma nova campanha de vacinação, e que a prioridade no momento será completar o esquema vacinal de adultos.
“Recebemos a informação de que a variante está circulando e a amostra é de novembro. Vamos discutir com a Câmara Técnica. O que temos sobre a nova variante é a alta transmissibilidade e queremos retomar esses esquemas vacinais com pessoas com dose em atraso”, finalizou.
(com informações da Agência Brasil)