Comércios locais poderão funcionar até meia-noite e Prefeitura também prevê horário de atendimento exclusivo para idosos
O prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), afirmou à Rádio Bandeirantes, nesta segunda-feira (14), que vai autorizar que shoppings de Guarulhos funcionem 24 horas a partir de sexta-feira (18).
Um decreto para regulamentar tal medida deve ser publicado terça-feira (15) ou quarta-feira (16). Além dos shoppings, os comércios também devem ter autorização para funcionar até 23h ou meia-noite, sem necessariamente de ter um limite de apenas 12 horas de operação.
“Falando em questões de saúde, não faz sentido você restringir o tempo de atendimento nos comércios, em todo sistema de atividade econômica e as pessoas terem que se aglomerar em determinado espaço de tempo. Estamos ampliando isso em locais que conseguem fazer um maior controle, como os shoppings, que conseguem fazer um fluxo de pessoas na entrada e saída, medição de temperatura, dispor de álcool em gel em vários ambientes, justamente para garantir esse espaçamento necessário e com maior tempo de abertura do comércio”, disse Guti à Rádio Bandeirantes.
Para o decreto ser publicado, a Prefeitura negocia com os sindicatos um horário exclusivo para atendimento de idosos.
A reportagem ressalta ainda que questionou Guti se houve um aviso ao Governo do Estado, mas o prefeito disse que informaria apenas à população guarulhense.
Na sexta-feira (18), o governador João Doria (PSDB) ampliou o horário de funcionamento dos comércio de 10 para 12 horas nas cidades em fase amarela do Plano São Paulo, como Guarulhos.
Por determinação judicial, Guarulhos é obrigada a seguir as determinações do governo estadual.