ANÚNCIO

ANÚNCIO

Prefeitura promove oficina sobre inclusão e acolhimento de pessoas atípicas

Oficina-do-projeto-Inclusao-sem-Barreiras
Foto: Divulgação/PMG
Compartilhe

ANÚNCIO

Projeto “Inclusão sem Barreiras” orienta jovens sobre práticas inclusivas e combate ao capacitismo

Com o objetivo de sensibilizar estudantes sobre acolhimento e práticas inclusivas, a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão realizou, na sexta-feira (26), mais uma edição do projeto Inclusão sem Barreiras. A atividade reuniu 20 alunos do ensino médio do Senac, na sede da instituição, no bairro Macedo.

Segundo a subsecretária Mayara Maia, é essencial que os jovens compreendam desde cedo que a inclusão começa no respeito e no acolhimento.

“Vivenciar na prática os desafios e potencialidades das pessoas com deficiência forma agentes de transformação contra o capacitismo e o bullying”, afirmou.

A oficina abordou temas como tipos de deficiência, termos capacitistas a serem evitados, e formas de acolhimento e atendimento de pessoas atípicas em ambientes educacionais e de trabalho.

Durante a atividade, os participantes também tiveram contato com serviços gratuitos da subsecretaria, como a Central de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), orientações para acessibilidade, aulas de Braille e Soroban para deficientes visuais, além de eventos culturais e de socialização.

Os estudantes puderam experimentar jogos adaptados, como dominó para cegos (com olhos vendados), o alfabeto Braille e o jogo de mímica, ampliando a compreensão prática sobre inclusão e acessibilidade.

A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão integra a Secretaria de Direitos Humanos e segue promovendo ações para fortalecer a participação e o respeito a pessoas com deficiência na sociedade.

ANÚNCIO

TÓPICOS
Compartilhe

ANÚNCIOS

VEJA TAMBÉM

ANÚNCIOS