Medida tem o intuito de evitar fraudes para furar a fila de imunização
A Prefeitura de São Paulo, na próxima segunda-feira (31), irá realizar uma cópia para reter informações do comprovante de comorbidades para pessoas que forem tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19.
A medida tem o objetivo de fazer uma verificação se não houve na fraude na apresentação do documento com o intuito de furar a fila de imunização.
“Apesar de contar com a idoneidade dos munícipes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está criando mecanismos para evitar fraudes em relação aos grupos prioritários liberados para vacinação. A SMS também reforça que o processo de retenção de cópias dos documentos por amostragem será feito em todas as unidades de saúde utilizadas na campanha de imunização”, diz nota da Secretaria de Saúde.
De acordo com a Prefeitura, a medida passou a ser adotada após sugestão do Ministério Público (MP) e mediante qualquer tipo de irregularidade será iniciado um processo civil/criminal.
Vale ressaltar que a Prefeitura de São Paulo também passa a exigir comprovante de residência para vacinação na mesma data, com intuito de evitar um possível turismo da vacina.