fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Prefeitura de Guarulhos consegue evitar perda de doses da vacina da Pfizer

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE

Doação à capital paulista e busca ativa por segunda dose foram essenciais

A Prefeitura de Guarulhos informou que conseguir aproveitar todas as doses da vacina Pfizer antes que elas perdessem a validade. A cidade estava com risco de ter imunizantes vencidos pela demora das pessoas retornarem para receber a segunda dose.

Na última sexta-feira (22), a gestão municipal doou 11 mil doses da Pfizer para a Prefeitura de São Paulo. Isso ocorreu porque a capital paulista possui um sistema de refrigeração, que preserva as vacinas. Em Guarulhos, o imunizante precisa ser utilizado em até 30 dias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, houve um trabalho eficiente de remanejamento de vacinas (enviar doses para unidade de saúde com fluxo maior de pessoas) e as ações de busca ativa que fizeram com que as doses que venceriam desde o último dia 22 até esta quinta-feira (28), fossem quase totalmente utilizadas em pacientes que tomaram a segunda dose ou a chamada dose de reforço.

Restam apenas 216 doses que serão utilizadas nesta quarta (27) e quinta-feira (28). A segunda dose da Pfizer pode ser recebida após 21 dias para as pessoas a partir de 18 anos. Para os adolescentes de 12 a 17 anos, o intervalo é de 56 dias.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM