Munícipio irá pagar R$ 674,38 por tonelada de materiais recebidos pelas entidades
O prefeito Guti (PSD) assinou na manhã desta quinta-feira (5), no Paço Municipal, o contrato trabalho entre a Prefeitura de Guarulhos e as cooperativas de catadores de materiais recicláveis da cidade. Também assinaram o documento representantes das cooperativas Nova Vida, Eco Guarulhos, Novo Bambi, Nova Vida, Vila Renata, Novo Ciclo, Luta e Vida e Guarulhos Recicla. Com a regularização, o munícipio irá pagar R$ 674,38 por tonelada de materiais recebidos pelas entidades.
A contratação das cooperativas vai beneficiar diretamente 150 trabalhadores, que seguem podendo vender os recicláveis como plástico, papelão e vidro a empresas dos respectivos setores, ampliando assim a renda de suas famílias.
Por sua vez, a cidade se beneficia com a economia do valor que seria gasto para aterramento de tais materiais e ainda colabora com a preservação do meio ambiente. Muito esperada pelos cooperados, a assinatura foi bastante celebrada por Guti.
“Trata-se de um momento extraordinário aqui na cidade e mais um compromisso cumprido. Parabéns a todo o time da Prefeitura e aos cooperados, que fizeram acontecer. É uma linda e justa batalha que vai melhorar a qualidade de vida dos catadores e também a de toda a cidade de Guarulhos. Esperamos inspirar outras cidades a seguir nosso exemplo”, afirmou o chefe do Executivo.
Guti agradeceu o empenho do presidente da Câmara Municipal, Ticiano (PSD), que também presenciou a assinatura do contrato. Rodnei Minelli, secretário de Serviços Públicos, pasta responsável pela implantação da coleta seletiva porta a porta em Guarulhos, também agradeceu aos servidores envolvidos e ao prefeito.
Representando as cooperativas de catadores, Érica dos Santos de Iolanda Gonçalves, presidente da Eco Guarulhos, expressou sua gratidão pela contratação das cooperativas, um marco essencial para o fortalecimento da coleta seletiva na cidade.
“O governo Guti deixa um legado com o nosso trabalho e com o fortalecimento da coleta seletiva e da sustentabilidade em Guarulhos”, comentou.
Histórico
Implantada pela primeira vez na cidade em 2021, a coleta seletiva residencial chegou a todos os bairros do munícipio em 2022. Uma vez por semana, o caminhão passa de porta em porta recolhendo vidros, papelão, embalagens longa vida, garrafas PET e demais tipos de plásticos, latinhas de alumínio, isopor, madeiras e óleo de cozinha usado. Mensalmente são recolhidas cerca de 500 toneladas de recicláveis, totalizando 6 mil toneladas ao ano, que abastecem doze cooperativas gerando oportunidade de trabalho e renda.
A agenda e mais informações sobre o serviço estão disponíveis no link https://www.guarulhos.sp.gov.br/coleta-seletiva.