Reportagem flagrou pontos de aglomeração nesta quinta-feira, no Bosque Maia.
A Prefeitura de Guarulhos anunciou nesta quinta-feira (6) a realização de mais seis Mutirões do Teste Rápido da Covid-19 até o final do mês. Hoje, 1,7 mil testes foram efetuados no Bosque Maia, sendo que 13% das pessoas tinham sido infectadas pelo novo coronavírus. Havia pouco distanciamento entre as pessoas na fila.
Os próximos mutirões acontecem nos dias 13 e 14 no Terminal de Ônibus da Vila Galvão (rua Cristiane, 01, Vila Alice), nos dias 20 e 21 no Terminal de Ônibus Pimentas (estrada Juscelino Kubitschek de Oliveira, 4.494, Jardim Albertina) e nos dias 27 e 28 no Supermercado Comercial Esperança (estrada Guarulhos-Nazaré, 4.201, Jardim São João). O horário é sempre o mesmo: das 9h às 15h.
Hoje, o ajudante de pedreiro José Ferreira Júnior, de 61 anos, madrugou para garantir seu lugar na fila. Ele, que perdeu a mãe e a irmã para o novo coronavírus há dois meses, pegou a senha de número 1 e pouco depois das 9h15 deixou o local aliviado com o resultado negativo nas mãos.
Mesmo com o laudo apontando que não teve contato com o vírus, Ferreira disse que valeu a pena ter chegado cedo para fazer o exame.
“Como tive essas perdas na minha família decidi correr atrás para saber se também estava infectado. Então, vim fazer o teste. Achei ótima a iniciativa da Prefeitura”, disse.
Destinado às pessoas que já tiveram contato com pacientes infectados pelo novo coronavírus, não sendo necessário efetuar o agendamento prévio, o mutirão prossegue nesta sexta-feira (7) no mesmo horário e local. Para participar da ação o interessado deve levar documento de identidade e cartão do SUS e não pode estar com síndrome gripal. O atendimento é feito por meio da distribuição de senhas.
A testagem será feita por meio de uma picada no dedo e o resultado fica pronto em aproximadamente 15 minutos. As pessoas que testarem positivo para Covid-19 serão acompanhadas pela equipe profissional da Unidade Básica de Saúde onde são cadastradas.