De acordo com Guti, decisão de reabrir somente Capital prejudica comércios locais e causa migração do fluxo comercial de Guarulhos
Os prefeitos da Grande de São Paulo devem entregar hoje no Palácios dos Bandeirantes um documento para pedir uma reavaliação dos critérios de abertura de comércios na cidade.
De acordo com o prefeito Guti (PSD), a decisão do governador João Doria (PSDB) de permitir apenas a reabertura do comércio na Capital prejudica os comércios locais, já que com a proximidade da capital os guarulhenses devem procurar a cidade vizinha para fazer compras.
“A gente sabe que isso vai criar um grande problema porque o maior movimento pendular é entre Guarulhos-São Paulo”, disse Guti. “Quando existe uma retomada na capital as pessoas vão automaticamente para Capital”, complementou em entrevista ao jornalista Rodrigo Bocardi, da Globo.
O prefeito ressaltou que trabalha para reduzir a quantidade de ocupação de leitos na cidade, mas ressaltou que Guarulhos possuí índices menores que a capital em número de mortes e contaminações por cada mil habitantes.
“A cada mil habitantes São Paulo tem 0,29 óbitos e Guarulhos 0,17, agora a cada mil habitantes por pessoa contaminada São Paulo tem 3,79 e Guarulhos 1,78”, disse Guti. “O que nós sentimos aqui é que o risco de contaminação com essa liberação na Capital vai ficar com que a gente fique mais exposto, por isso a gente acredita que esta medida tinha de ser sido tomada em conjunto”, argumentou o prefeito.
“Causa estranheza existir esta liberação pela Capital e na região metropolitana não”, disse o prefeito.