Guti afirma que pode decretar fechamento dos comércios se houver novo pico de contágio pelo coronavírus
Em live no Facebook, nesta sexta-feira (12), o prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), revelou descontentamento com excessos cometidos por comerciantes, que puderam retomar as atividades. No Centro, houve aglomerações de pessoas em várias lojas.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano efetuou 110 notificações em estabelecimentos da região central. Entre as irregularidades, estava o desrespeito ao horário de funcionamento – das 10h às 16h -, falta de equipamentos de proteção individual para os funcionários e permitir a entrada de pessoas sem máscaras ou idosos.
“Se o comércio começar a ficar desregrado, o isolamento social vai cair muito e podemos ter maiores problemas”, afirmou Guti. Ele ressaltou que pode decretar o fechamento dos comércios não essenciais, novamente, se houver crescimento da taxa de contágio do novo coronavírus. A quarentena mais rígida durou 82 dias em Guarulhos.
De acordo com o prefeito, a antecipação da reabertura de segunda-feira (15) para hoje foi necessária, já que houve a flexibilização da quarentena na capital paulista. “São Paulo tem o triplo de casos (de covid-19) a cada mil habitantes. Seria um risco as pessoas saírem de Guarulhos e irem para a capital” comentou.