Os candidatos vão concorrer às mais de 6 mil vagas no serviço público
O prazo para inscrição no Concurso Público Nacional Unificado termina nesta sexta-feira (9). Para quem quer participar e ainda não fez as inscrições, a orientação da ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, é não deixar para a última hora, pois com muitas pessoas acessando ao mesmo tempo pode haver sobrecarga no sistema. Esther Dweck lembrou ainda que quem não teve direito à isenção deve pagar a inscrição até o dia 15 de fevereiro, para que ela seja confirmada.
A ministra esclareceu uma dúvida comum de quem fez a inscrição para concorrer às vagas por cotas para negros e pessoas com deficiência. Segundo Esther Dweck , conforme consta no edital, essas pessoas concorrem ao mesmo tempo às vagas da ampla concorrência e às das cotas.
Para a Funai há ainda a possibilidade de concorrer às cotas para indígenas. Esther Dweck destacou que essa foi uma novidade do concurso para contar com a experiência de quem conhece a realidade dos povos indígenas. Aumentar a diversidade do funcionalismo público, segundo a ministra, é um dos grandes objetivos da seleção.
Até agora mais de um milhão de inscrições foram realizadas. Os candidatos vão concorrer às mais de 6 mil vagas no serviço público.
As inscrições são realizadas no site da Fundação Cesgranrio. É necessário que o candidato já esteja cadastrado na plataforma Gov.br. As inscrições podem ser feitas neste link: www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional.
Para se inscrever no concurso, é preciso escolher primeiro um bloco temático dos oito disponíveis. O candidato então seleciona os cargos de seu interesse, por ordem de preferência.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 60, para os cargos de nível médio, e R$ 90 para os de nível superior.
As provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em 220 cidades distribuídas por todos os estados e o Distrito Federal.
(com informações da Agência Brasil)