PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Polícia Técnico-Científica de Guarulhos é homenageada pelo Governo de SP

Foto: Divulgação/SSP
Compartilhe
PUBLICIDADE

Integrantes da Polícia Técnico-Científica são reconhecidos por atuação em ocorrências de destaque

O governador João Doria e o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, homenagearam, nesta quarta-feira (20), quatro policiais técnico-científicos de Guarulhos com o certificado “Policial Nota 10”. A cerimônia ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, na zona oeste da capital paulista.

Os policiais foram reconhecidos pelo trabalho desenvolvido em uma ocorrência de tentativa de roubo a carro forte, ocorrido no início deste mês, no município de Francisco Morato, na região metropolitana de São Paulo.

Representando a Polícia Técnico-Científica foram homenageados o fotografo técnico-pericial Dacisio José da Silva, o desenhista técnico-pericial Antonio Carlos Teixeira Silva e a perita Ana Carolina Ramos Arantes, da Equipe de Perícias Criminalísticas de Guarulhos. Além da perita criminal Melina Guerreiro Rodrigues, do Núcleo de Biologia e Bioquímica do Instituto de Criminalística.

Na ocasião, os vigilantes do carro forte foram abordados por criminosos fortemente armados, enquanto faziam o abastecimento dos caixas eletrônicos no estacionamento de um supermercado. Após intensa troca de tiros, criminosos e vigilantes foram feridos. 

A Polícia Científica foi acionada para perícia no local e nos veículos que foram encontrados depois do crime. A perita de Guarulhos, Ana Carolina, o fotógrafo e o desenhista atuaram diretamente na área dos fatos reunindo vestígios e provas, inclusive materiais biológicos nos imóveis ao redor e em quatro carros.

“Minha função era fazer o levantamento pericial do local da troca de tiros, do veículo utilizado para fuga, além dos imóveis e outros veículos que acabaram sendo atingidos por tiros. Foram muitas horas de levantamento, mais ou menos 5 horas, e muitos vestígios coletados que acabaram por indicar a dinâmica do ocorrido”, explicou a perita Ana Carolina.

As amostras coletadas foram enviadas ao Núcleo de Biologia e Bioquímica do Instituto de Criminalística, sendo analisadas pela perita criminal Melina. A comparação dos perfis genéticos do material coletado coincidiu com dois perfis existentes no banco de DNA da Polícia Científica, apontando os autores já detidos por outro crime. 

O trabalho minucioso e o empenho da equipe na busca e análise das provas fizeram com que os criminosos fossem responsabilizados e finalmente respondessem pelos delitos que cometeram.

“Para mim, o grande destaque veio da interação entre todas as engrenagens da instituição. Todos os servidores envolvidos (peritos, fotógrafos e desenhistas) se dedicaram e chegaram ao objetivo comum, de auxiliar a elucidação do caso e fornecer provas materiais objetivas ao processo. Então, quando recebi a notícias da homenagem foi sensacional. Ter o reconhecimento faz toda diferença para seguirmos a caminhada”, completou Ana.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM