Unidade policial é a primeira do Brasil a se dedicar exclusivamente ao combate desse tipo de crime
A Polícia Civil do Estado de São Paulo inaugurou na capital paulista, nesta quinta-feira (24), a primeira unidade policial especializada em fraudes biométricas do Brasil. A delegacia funcionará no bairro da Luz, em São Paulo.
A Delegacia de Polícia foi criada pelo Decreto nº 66.860, de 21 de junho de 2022, e instalada na sede do Instituto de Identificação do IIRGD (Ricardo Gumbleton Daunt). As atividades policiais já iniciaram.
A unidade especializada terá como objetivo combater as fraudes documentais e biométricas realizadas para obtenção dos documentos de identidade, como o RG e a CNH. O foco inicial serão os crimes cometidos na cidade de São Paulo.
A delegacia de polícia especializada está subordinada ao Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol).
O evento contou a participação do Delegado Geral de Polícia, Osvaldo Nico Gonçalves, do Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, do Secretário Executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, dentre outras autoridades civis e militares.
“Conforme a tecnologia avança, os criminosos buscam ferramentas para fraudar o sistema, então é importante ter uma delegacia para estes crimes. É uma unidade de investigação especializada para aquelas pessoas que tentam burlar os nossos avanços com fraudes documentais ou biométricas e São Paulo sempre foi pioneiro nesses avanços”, afirma Chahin.
Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública de SP), desde 2015 todas as biometrias foram inseridas no Sistema Afis, usado para comparar uma impressão digital com impressões previamente arquivadas no banco de dados do sistema. A delegacia será subordinada ao Dipol (Departamento de Inteligência da Polícia Civil).
Serviço
Delegacia de Polícia de Combate a Crimes de Fraude Documental e Biometria
Endereço: Avenida Cásper Líbero, 370, na Luz (no centro de SP)