Ex-prefeito se desfiliou do PT após 43 anos
Algumas horas após apresentar sua carta de desfiliação do PT (Partido dos Trabalhadores), o ex-prefeito Elói Pietá promoveu evento no Colégio Êxitus, na região central, na noite desta terça-feira (23). Diante de ex-petistas, dirigentes de vários partidos, apoiadores da empresária Fran Corrêa e ex-aliados do prefeito Guti (PSD), Pietá anunciou que vai montar uma frente ampla para vencer a eleição majoritária deste ano em Guarulhos.
Pietá justificou que não queria deixar o PT, mas desistiu de permanecer na sigla porque o Diretório Municipal, com aval da direção nacional, aprovou a pré-candidatura do deputado federal Alencar Santana à Prefeitura. Ele queria disputar as prévias, que poderiam ter a participação de milhares de filiados.
O ex-prefeito – e agora ex-petista – não falou em qual partido vai se filiar, mas admitiu que deve fazer o anúncio em breve, já que ele é essencial para a montagem da chapa de vereadores. Concorrem pelo seu nome o PSB, o MDB e o Solidariedade.
“Não era o que estava previsto, mas a minha decisão tem a ver com os interesses da cidade de Guarulhos. Estava há 43 anos do PT, mas estou há 48 anos no movimento político de Guarulhos. Estou muito angustiado com a situação da nossa cidade”, disse Pietá.
Vice
Vários aliados de Fran compareceram à reunião, como os vereadores Laércio Sandes (União Brasil) e Leandro Dourado (PDT), além da equipe política e técnica dela. Pietá não escondeu a possibilidade de uma chapa que tenha ele como candidato a prefeito e a empresária como vice, nos mesmos moldes da chapa Lula/Alckmin que venceu a eleição presidencial de 2022.
“Isso está em aberto (a escolha do vice) e vamos dialogar com os diversos partidos para chegarmos a uma solução comum. Eu sempre tive vices mulheres por causa da busca por equidade de gênero na política. Há preferência por uma vice que seja mulher e como a Fran representa um outro setor é uma boa solução”, admite.
Pietá quer estar em um partido aliado ao presidente Lula, mas uma vice que possa abrir diálogo com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Vale lembrar que o marido de Fran, Eli Corrêa Filho, está no Governo Tarcísio.
Composição
O presidente municipal do Solidariedade e ex-prefeito, Sebastião Almeida, disse que estará ao lado de Pietá independentemente de qual partido ele escolha se filiar. A posição foi repetida pelo ex-vice-prefeito Alexandre Zeitune (Rede) e vários políticos. O ex-vereador e ex-líder do governo Guti, Eduardo Carneiro, também se posicionou a favor da eleição de Pietá.
O ex-deputado estadual Pedro Mori, da Executiva Estadual do PSB, também se manifestou a favor de Pietá e recordou quando Alckmin deixou o PSDB para se juntar aos pessebistas, em prol da candidatura de Lula.
Nos bastidores, a dúvida do destino de Pietá persiste. O Solidariedade, comandado por Almeida, tem vários ex-petistas, como o ex-deputado estadual Auriel Filho. O PSB hoje é aliado ao Governo Guti, mas uma intervenção estadual poderia resolver a situação. Já o MDB é a preferência do grupo de Fran, que defende o fundo partidário como um trunfo para o pleito.