Segundo corporação, investigado não averiguava encomendas mesmo após raio-x sinalizar substância orgânica
A Polícia Federal investiga uma suspeita atuação de um funcionário do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica, e deflagrou a Operação Vista Grossa nesta terça-feira (24), com cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão.
De acordo com a PRF, o nome da operação remete a atuação de um funcionário de determinada empresa que atua em entregas internacionais, que, mesmo se deparando com encomendas checadas através de equipamento de raio-x com sinalização de conter substância entorpecente, nada fez, permitindo que a carga continuasse seu trâmite, prosseguindo ao exterior.
A Operação é o resultado de trabalho investigativo que engloba o envio de, pelo menos, três encomendas para a Europa e América do Norte.
Em uma delas, ocorreu a apreensão de 22 quilos de cocaína, nos Estados Unidos. Estima-se que os três envios de droga ao exterior somam juntos mais de 116 quilos do entorpecente.
O aeroporto é um dos principais pontos de distribuição e apreensão de drogas ilícitas do Brasil. Vale ressaltar que um funcionário responsável por denunciar o envio de malas com cocaína para o exterior no aeroporto de Cumbica foi executado a caminho de casa após ter sido ameaçado por um colega de trabalho supostamente envolvido no esquema. O crime ocorreu em janeiro de 2021.