Botijão de 13kg passa a ter alta acumulada de 21,9% no ano
A Petobras aumentou o valor do gás de cozinha vendido às distribuidoras em 5% nesta quinta-feira (3).
O preço médio do botijão de gás de 13kgs passa a ser de R$ 33,89. O produto, utilizado pelas famílias brasileiras para fazer a refeição de cada dia, passa a acumular no ano variação média de 21,9%, o equivalente a R$ 6,08 por botijão.
“Os preços de GLP praticados pela Petrobras seguem a dinâmica de commodities em economias abertas, tendo como referência o preço de paridade de importação, formado pelo valor do produto no mercado internacional, mais os custos que importadores teriam, como frete de navios, taxas portuárias e demais custos internos de transporte para cada ponto de fornecimento. Esta metodologia de precificação acompanha os movimentos do mercado internacional, para cima e para baixo”, justificou em nota a Petrobras.
De acordo com a Petrobras, com base em dados da (ANP) Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), apenas 43% do preço repassado ao consumidor final correspondem ao valor cobrado pela estatal. Ops outros 57% são provenientes de tributos e margens brutas de distribuição e revenda, além do lucro do revendedor.