Presidente da Câmara, pela primeira vez na pesquisa eleitoral, faz frente aos nomes de Jorge Wilson, Márcio Nakashima, Lucas Sanches e Alencar Santana
Uma pesquisa eleitoral divulgada pelo jornal Folha Metropolitana, neste sábado (9), mostra que o ex-prefeito Elói Pietá (ex-PT/sem Partido) segue como o favorito na corrida à Prefeitura de Guarulhos, enquanto a segunda vaga estaria aberta em uma disputa principalmente de candidatos da direita, como o presidente da Câmara, Ticiano Americano (Cidadania), e até mesmo de representantes da esquerda, como o deputado federal Alencar Santana (PT).
Pietá lidera as intenções de voto da pesquisa em dois cenários, com todos os candidatos e apenas com parte deles, respectivamente com 25% e 25,7% dos votos. Após deixar o PT por não aceitar a escolha e a indicação do deputado federal Alencar Santana (PT) como pré-candidato a prefeito, Pietá ainda está sem partido e tem encontrado dificuldades para escolher uma legenda tanto por conta de uma movimentação em Brasília quanto pela necessidade de alocar sua esposa, Janete Pietá (PT), que deve tentar a reeleição como vereadora.
Apesar disso, Elói conta com uma boa aceitação de classes mais conservadoras, de empresários, de parte da população, mas também com uma rejeição alta principalmente por conta do antipetismo.
A grande surpresa da pesquisa foi o nome do presidente da Câmara Municipal, Ticiano Americano (Cidadania), um nome de direita, conservador, que foi inserido pela primeira vez em uma pesquisa eleitoral e chegou a 7,5% no cenário com mais candidatos.
Com uma margem de erro de 4%, Ticiano está empatado tecnicamente com os demais pré-candidatos, sendo o deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos) o segundo colocado com 9,4%, Lucas Sanches (PL) com 7,5%, Márcio Nakashima com 7,5%, Alencar Santana com 6,1%, Thiago Surfista (Novo) com 5% e Professor Jesus (Republicanos) com 4%. Brancos e nulos somam 9,9%, enquanto 18,2% não souberam responder.
Sem Surfista e Jesus na disputa, Nakashima assume a segunda colocação com 10,3%. Jorge Wilson é o terceiro com 9,9%, Lucas Sanches segue na disputa com 9,1%, Ticiano tem 8,3% e Alencar 6,6%.
Apoiado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), Jorge Wilson também conta com o recall televisivo de quando atuava como o Xerife do Consumidor na TV Record, mas não conta com o apoio da base do prefeito Guti (PSD) e nem da maior parte dos vereadores da Câmara Municipal, que tentam convencer o prefeito a apoiar Ticiano Americano.
Ticiano tem tido bom trânsito entre oposição e situação e tem um perfil maior de diálogo do que nomes da extrema direita. Ele chegou à Câmara Municipal após uma disputa com o ex-presidente Martello, expulso do PDT recentemente por não concordar com a indicação de Nakashima.
Nakashima também é visto como um candidato da terceira via, que agrada eleitores tanto de esquerda quanto de direita, mas após ensaiar uma pré-candidatura a prefeito em 2020, frustou seus aliados ao estar no evento de oficialização da pré-candidata Fran Côrrea (PSDB), quando deveria estar no anúncio de sua própria pré-candidatura pelo PDT.
Lucas Sanches é um nome de direita conhecido por sua oposição ao prefeito Guti e por suas fiscalizações surpresa em equipamentos de saúde em um modelo adota pelo MBL (Movimento Brasil Livre). Além de jovem, tem um bom desempenho nas pesquisas eleitorais, mas mesmo filiado ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enfrenta a rejeição de bolsonaristas mais extremos que afirmam que ele ficou em cima do muro nas eleições de 2022 e, embora conte com o apoio de Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, ainda não viu Bolsonaro citar formalmente seu nome como candidato bolsonarista.
Já o ex-vereador Thiago Surfista e o vice-prefeito Professor Jesus também correm em prol do apoio do atual prefeito, mas o fato de estarem atrás na pesquisa tem tornado seus nomes menos competitivos, mesmo com apoio de redutos eleitorais importantes, como os evangélicos, no caso do professor Jesus.
Já o deputado federal Alencar Santana nunca perdeu uma eleição e conta com o apoio do presidente Lula, que considera uma prioridade retomar o comando da cidade de Guarulhos, a qual o PT esteve por 16 anos.
A pesquisa não citou os nomes de outros possíveis candidatos, como Martello, ex-presidente da Câmara Municipal, e Fran Corrêa, que pode vir a ser vice em uma chapa de Pietá ou apenas somar apoio.
Vale ressaltar, entretanto, que o cenário das eleições ainda é muito indefinido em Guarulhos. Nas eleições de 2016 e 2020 Pietá esteve à frente das pesquisas eleitorais divulgadas, mas sequer esteve no segundo turno da primeira e foi derrotado pelo prefeito Guti (PSD) no segundo turno de 2020.
Outro fator importante é que o prefeito Guti já afirmou que deve escolher seu sucessor em consenso com o governador Tarcísio e o ex-presidente Bolsonaro, o que, tecnicamente, já inviabilizaria o apoio de Bolsonaro ao vereador Lucas Sanches. A equipe do pré-candidato Sanches, porém, refuta essa possibilidade, e acredita que Bolsonaro ainda o apoiará.
O embate da esquerda está entre Pietá e Alencar, enquanto a direita tem diversos nomes postos. Vale ressaltar também que caso a direita se una em nome de um nome, se somadas as intenções de votos dos candidatos Jorge Wilson, Ticiano, Nakashima e Sanches o volume chegaria a 31,9% de um eleitorado que dificilmente iria apoiar a esquerda em um segundo turno.
A pesquisa eleitoral realizada pela a AR7 Pesquisas inteligentes foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o número 07708/2024. Foram ouvidos 600 eleitores entre os dias 4 e 6 de março deste ano, com uma margem de erro de quatro pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Cenário 1
Elói Pietá – 25%
Jorge Wilson – 9,4%
Ticiano Americano – 7,5%
Márcio Nakashima – 7,5%
Lucas Sanches – 7,5%
Alencar Santana – 6,1%
Thiago Surfista – 5%
Professor Jesus – 4%
Branco/Nulo/Nenhum – 9,9%
Não sabem/não responderam – 18,2%
Cenário 2
Elói Pietá – 25,7%
Márcio Nakashima – 10,3%
Jorge Wilson – 9,9%
Lucas Sanches – 9,1%
Ticiano Americano – 8,3%
Alencar Santana – 6,6%
Não sabe/Não responderam – 19,7%