Profissional de Guarulhos ganha destaque nas redes sociais
“Eu quero ser alguém de quem as pessoas sintam orgulho.” Esta foi a autêntica motivação de uma menina de apenas 13 anos de idade, Jandyra Pereira, que chegou aos 39 anos, ocupando o posto de gerente de Marketing na Rede Barbosa Supermercados. Jandyra atua na loja Barbosa situada no bairro Taboão, em Guarulhos. Na ocasião, a menina, alegre e sorridente que aparece hoje, nas redes sociais deste conglomerado, demonstrando produtos da Casa em ofertas para os consumidores, morava no Jardim Novo Portugal, periferia de Guarulhos. Hoje, a Dyra, como é carinhosamente conhecida, conta que tinha medo da casa desabar ou ser invadida pela enchente devido ao transbordamento do rio próximo à sua residência.
Perfil revelador
Dyra não esconde sua admiração com a pesquisa realizada pelo Departamento de Marketing que ela administra, apontar, que o seu perfil de mulher, 35 anos, negra, mãe, tamanho “plus size”, (acima de 46 e 48), foi revelado como características da maioria dos clientes da Rede Barbosa. Dessa forma, a jovem senhora conquistou muitos consumidores para este varejo, tornando-se então, a garota propaganda das 37 lojas deste conglomerado de serviços à população guarulhense e cidade como Barueri. Jandyra explica que os anúncios publicitários a partir do seu perfil, atende ao jornal de ofertas distribuído nas lojas e às mídias sociais da empresa. “Este é o meu case de sucesso dentro do varejo”, alegra-se. Sorrindo, Dyra afirma ainda: “É uma alegria saber que as crianças também assistem aos meus vídeos promovendo produtos”.
O início
Jandyra Pereira disse que se encontrava desempregada há um ano e meio, até que entrou na Rede Barbosa Supermercados, ocupando vaga no Departamento Administrativo. Gestora do lar, cuidando de sua filha Helena com 10 anos de idade e sua mãe Renata, com 62, a gerente de Marketing lembrou que durante a epidemia de covid-19, o setor varejista se destacou por continuar ativo e movimentado, mesmo com as restrições de acesso. Com isso, aproveitando a pesquisa realizada pelo seu departamento, a diretoria do Barbosa propôs a Jandyra desenvolver um projeto piloto, cativando clientes. Foi então, que nasceu um canal interativo. A jovem profissional do Marketing acrescenta que: “A ideia era trazer alguém de fora, mas o público foi se identificando comigo”, disse Dyra, entusiasmada.
Premiações
Atualmente, a jovem senhora que trabalha na instituição como gerente de Marketing, afirma que se orgulha de si mesma, pois, segundo ela, geralmente existe um padrão de beleza estabelecido pela sociedade. “Eu furei essa bolha”, alegra-se. Em 2023, Dyra recebeu troféu da “Unilever”, no segundo lugar, em evento de título: “Mulheres que inspiram no varejo”. Em 2024, foi homenageada pela Revista “Negros que fazem a diferença”. Sobre isso, Jandyra afirma: “Nossa trajetória foi construída com desafios. Por isso, devemos agradecer as pequenas vitórias, sem nunca desistir de buscar as grandes conquistas”.
Campanhas agradecem consumidores
Jandyra acrescenta, que muitos consumidores pensam que ela trabalha somente produzindo vídeos. Porém sua principal ocupação é como gerente de Marketing da Família Barbosa. Incansável, a moça desenvolve campanhas promocionais para um período de 30 a 40 dias. Ao circular pelas lojas, fica feliz quando os consumidores lhe perguntam: “Você é a moça que faz brincadeiras nos vídeos?” Para garantir o sucesso das campanhas promocionais, a chefe de Marketing destaca, que frequentemente são feitos sorteios de prêmios como vale-compras e ações como: “Meu sonho de apartamento”. Além disso, conforme Dyra, as campanhas objetivam retribuir os clientes Barbosa, que satisfeitos com a qualidade dos produtos da Casa, preço e atendimento, compram mercadorias essenciais como o pão de cada dia.
Ações sociais
As ações sociais da Rede Barbosa são outro ponto relevante. São implementadas na maioria das lojas localizadas em bairros periféricos das Cidades, onde se concentra grande parte do público das classes C e D. Destaque também, para as reformas e pinturas das quadras de esportes, repasse de alimentos para diversas instituições, além das Campanhas de inverno, Dia da Criança e Natal Solidário.