Serviço deve ser normalizado nesta quarta-feira
Vários bairros ficaram sem o serviço de coleta de lixo nesta segunda-feira (7) em Guarulhos e ficaram com ruas amontoadas de sacos de lixo nesta terça-feira (8). Segundo a Prefeitura, isso aconteceu porque o sindicato da categoria impediu a saída dos caminhões responsáveis pela coleta de resíduos na cidade, prejudicando o serviço, por conta da exigência de recontratação de um funcionário que havia sido desligado pela empresa responsável pela coleta.
O Consórcio Limpa Guarulhos, responsável pela execução do serviço, informou que está atuando em regime de força-tarefa para minimizar os impactos causados. A previsão é de que a coleta seja totalmente normalizada até quarta-feira (9).
A Prefeitura afirmou que a paralisação não foi comunicada com a antecedência mínima de 72 horas, conforme determina a legislação.
“Ressaltamos que a dispensa de um funcionário não configura motivo legal para a realização de greve, uma vez que a empresa possui autonomia para contratar e desligar colaboradores, desde que respeitada a legislação vigente que rege tais relações”, justificou a gestão municipal.
O GRU Diário não conseguiu contato com o sindicato da categoria. O espaço está aberto à manifestação.