fbpx
PUBLICIDADE

Paciente reclama da falta de neurocirurgião em Guarulhos e da demora por consulta 

Foto: Reprodução/Googles Maps
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Ele espera por uma vaga no SUS desde setembro do ano passado

O leitor José Alberto Santana Benevides, de 58 anos, reclama da demora para conseguir uma consulta com o neurocirurgião em razão de um grave problema na coluna. Ele entrou em contato com o GRU Diário através do nosso WhatsApp (11) 98514-0599.

O paciente recebeu a guia de encaminhamento para a especialidade de um ortopedista da UBS Morros, em setembro do ano passado. No entanto, Benevides espera por uma vaga com o neurocirurgião para que possa fazer a cirurgia.

Benevides tem fortes dores na coluna que atrapalham a sua vida, a rotina de sono, de alimentação e de trabalho.

O paciente alega que foi informado pela equipe da UBS Morros e pela ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde), órgão com o qual entrou em contato por duas vezes, que Guarulhos não tem esse tipo de especialista e, por isso, “encontra-se com insuficiência de vagas” e que “o município não possui referência para a referida solicitação”.

Para que consiga fazer o procedimento, Benevides não se importa em ir para outro município.

“Estou disposto a ser encaminhado para outra cidade para conseguir a cirurgia”, afirma Benevides.  

Outro lado 

Em nota, a Secretaria da Saúde esclarece que o paciente se encontra cadastrado no Sistema de Regulação Municipal, mas seu Código Internacional de Doenças (CID) não está contemplado neste momento. A secretaria segue à espera da liberação de uma vaga para a indicação da cirurgia. Não há previsão de quando a vaga será liberada.

Sobre a possibilidade de realizar a cirugia em outra cidade, a pasta informa que a neurocirurgia é uma especialidade de alta complexidade e, portanto, de responsabilidade estadual. Sua demanda se dá através da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS). Com a liberação de uma vaga é possível encaminhar o paciente para a unidade de saúde indicada pelo Estado.

WhatsApp GRU Diário

Tem alguma reclamação? Envie para o nosso WhatsApp (11) 98514-0599.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM