Prefeitura fez o lançamento oficial da programação
A GRU Sinfônica e a Orquestra Jovem de Guarulhos vão realizar mais de 60 apresentações em 2024, confirmou o maestro Emiliano Patarra, responsável por ambas. Ele fez o lançamento, junto com o prefeito Guti (PSD) e o vice-prefeito Professor Jesus (Republicanos) da programação das orquestras nesta quinta-feira (8), no Teatro Padre Bento, no Jardim Tranquilidade.
Quer conhecer o programa das orquestras nos teatros da cidade? Acesse o link. Os ingressos devem ser reservados antecipadamente pelo portal orquestrasdeguarulhos.com/ingressos. Todas as apresentações são gratuitas.
A programação começa com a Série Caminhadas, da GRU Sinfônica, nos dias 15 e 24 de março, às 20h, no Espaço Inter, durante a 3ª Bienal do Livro de Guarulhos. As Orquestras da cidade vão se apresentar nos CEUs, nas escolas, no Teatro Padre Bento e no Adamastor, além dos espetáculos externos, como no Festival de Campos do Jordão e na Sala São Paulo.
Outro destaque da temporada é o 3º Festival de Ópera de Guarulhos, que acontece entre agosto e outubro, o único festival do gênero no Sudeste. Na oportunidade serão apresentadas montagens como O Afiador de Facas, de Pierro Schlochauer, e O Longo Jantar de Natal, de Paul Hindemith, além dos vencedores do 1º Concurso GruCanto.
“Existia uma frequência de público na pandemia, que está sendo retomado pouco a pouco. No Teatro Padre Bento, temos uma média de 250 pessoas a cada espetáculo. Minha expectativa é ampliar isso”, disse Patarra.
Até 2016, a Orquestra Jovem fazia cerca de 10 apresentações por ano. Na gestão Guti, foi criada a GRU Sinfônica e o número saltou 500%.
“Guarulhos está na cena cultura da música erudita. Temos muito orgulho disso”, comentou o prefeito.