fbpx
PUBLICIDADE

Orquestras de Guarulhos encerram a temporada no Adamastor no próximo sábado

Orquestra Jovem
Foto: divulgação
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Orquestra Jovem e GRU Sinfônica vão apresentar juntas uma obra de Gustav Mahler

A Orquestra Jovem e a Gru Sinfônica sobem juntas ao palco do Teatro Adamastor, no Centro, no dia 18 de dezembro, às 20h, para o encerramento de sua temporada. Os ingressos gratuitos estão disponíveis para retirada no link. Iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, o espetáculo também será transmitido pelas redes sociais das orquestras no YouTube e no Facebook.

Sob regência do maestro Emiliano Patarra, o concerto da série Grandes Mestres apresenta uma das obras-primas da música, a Sinfonia nº 1 de Gustav Mahler.

Composta entre o final de 1887 e início de 1888, quando Mahler era o segundo maestro na Ópera de Leipzig, na Alemanha, a icônica Sinfonia nº 1 estreou na Sala de Concertos de Vigadó, em Budapeste, em 1889. O compositor é considerado um dos herdeiros do legado de Beethoven na passagem do romantismo para a modernidade. Em sua obra, texto e música se estimulam mutuamente, elevando o status da composição instrumental.

A Sinfonia nº 1 foi feita para ser executada por um grande contingente de músicos e, por isso, a junção de instrumentistas das duas orquestras dará a exata dimensão da obra composta pelo checo-austríaco Mahler”, enfatiza Patarra.

O regente explica ainda que a execução de uma sinfonia de Mahler se aproxima do pleno domínio da atividade de orquestra, o que permite ao público desfrutar plenamente da sonoridade desse grande conjunto.

Quase como uma trilha sonora, em que não se vê o filme, a narrativa é construída com inúmeros estímulos, o que torna possível ao público criar seu próprio enredo. Seu final vibrante e enérgico traduz o modo triunfante com o qual as orquestras de Guarulhos encerram sua temporada, considerando desafios e conquistas ao longo do último ano, desde o cumprimento dos espetáculos previstos e a abertura do Teatro Adamastor ao público até a realização do 1º Festival de Ópera de Guarulhos.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM