Seis estabelecimentos de compra e venda de sucatas foram multados
Operação integrada de combate ao furto de fios e cabos da rede pública de energia elétrica de Guarulhos, na terça-feira (29), terminou com a autuação de seis estabelecimentos de compra e venda de sucatas, além de um que foi lacrado por irregularidades relacionadas a alvarás e licenças de funcionamento. A ação contou com a participação da GCM (Guarda Civil Municipal), da STMU (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana) e da SDU (Secretaria de Desenvolvimento Urbano).
Os proprietários autuados foram orientados a não adquirir produtos de origem duvidosa, prática que pode caracterizar o crime de receptação. A ação integra os esforços da administração municipal para coibir crimes que comprometem o fornecimento de serviços públicos essenciais.
Na noite do último sábado (26), dois criminosos foram flagrados por câmeras de monitoramento enquanto furtavam cabos na avenida Silvestre Pires de Freitas, próximo à estrada do Elenco. Ambos foram presos em flagrante pela GCM após rápida mobilização da equipe.
A iniciativa reforça a importância da nova Lei Federal nº 15.181/2025, publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (28), que prevê penas mais severas para furtos, roubos e receptação de fios, cabos e equipamentos utilizados para fornecimento ou transmissão de energia elétrica e telefonia. A legislação determina o dobro da pena para crimes cometidos contra bens que comprometam o funcionamento de órgãos públicos ou de prestadores de serviços essenciais, tanto da esfera municipal quanto estadual ou federal.