Ações foram conduzidas pelas polícias do Ceará e do Paraná para combater golpes financeiros
As polícias do Ceará e do Paraná deflagraram nesta quarta-feira (22) uma operação contra falsos advogados responsáveis por aplicar golpes em Guarulhos e várias cidade do Brasil. Chamada de “Lobo em Pele de Cordeiro”, a ação teve participação de mais de 200 agentes no Ceará e na capital Fortaleza; e em Guarulhos, na Grande SP.
De acordo com a Polícia Civil do Ceará, dentre os mandados estão 20 de prisão e 63 de busca e apreensão foram cumpridas 16 prisões temporárias e 52 mandados de busca e apreensão, e 11 mandados de busca e apreensão, em Guarulhos.
As investigações apontam que os suspeitos se passavam por representantes de escritórios de advocacia, criavam registros no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) falsos e, ao entrarem em contato com as vítimas, davam informações reais sobre processos dos quais elas eram partes.
Em Maracanaú, Fortaleza, um homem de 38 anos foi preso com dois revólveres. Ele já responde pelo crime de receptação, afirma a polícia. No Ceará, foram apreendidos com os alvos R$ 17.550,00 em espécie, 29 celulares, e dois revólveres.
Como funcionavam os golpes
Os suspeitos utilizavam diversos números telefônicos para aplicar os golpes via aplicativo de mensagens. Nas conversas pediam dinheiro às vítimas para que pagassem documentos, com a promessa de que receberiam o valor total dos processos jurídicos.
O grupo tinha como principal alvo vítimas nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
De acordo com as informações, nos endereços citados como os supostos escritórios de advocacia funcionavam, na verdade, estabelecimentos como pastelaria e lojas.
As investigações também contaram com o apoio da Ordem de Advogados do Brasil (OAB).