fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Músico guarulhense cria aulas de música voltadas para o público cristão

Rubens Fernandes
Foto: arquivo pessoal
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Projeto “Adorador Escola de Música” tem repertório baseado no gosto musical do aluno ou da igreja que ele frequenta, com músicas cristãs atuais ou clássicas

O músico guarulhense Rubens Fernandes, de 35 anos, dos quais 26 são dedicados à música, criou um método de ensino de instrumentos como violão, guitarra, teclado e baixo voltado para o público cristão.

De acordo com o músico, o projeto, chamado de “Adorador Escola de Música”, surgiu por conta da demanda que as igrejas de médio e pequeno porte, diferente das grandes, possuem de ter músicos treinados para tocar. Em alguns casos, as igrejas chegam a contratar músicos para participação em cultos, missas e outros eventos cristãos.

De acordo com Rubens, o repertório de suas aulas é baseado no gosto musical do aluno ou da igreja que ele frequenta, com músicas cristãs atuais ou clássicas.

“Como eu cresci na igreja, toco desde os dez anos, o estudo de música em si não muda em nada, mas o que muda é a comunicação com este público, por conta de eu entender a linguagem, todo repertório já é voltado para estas músicas congregacionais, assim como o material didático já é voltado para este público”, explicou o músico.

Questionado sobre seu gosto musical, Rubens afirmou que é eclético. “Esse é um assunto bem abrangente. Eu sou muito eclético, não consigo me prender a um estilo só. Quando eu era criança comecei ouvindo música cristã, fui conhecendo outros estilos como o rock, o blues, o samba, o gospel, até inclusive o heavy metal”, contou.

De acordo com Fernandes, ele possui também um outro público que quer se aperfeiçoar na guitarra. “Para este público, na verdade, a longo prazo eu vou desenvolver um curso on-line”, contou sobre seus projetos futuros.

Entre os artistas e bandas que influenciaram a sua experiência musical estão tanto nomes da música quanto do mundo do jazz e do rock, como Vencedores por Cristo, Oficina G3, Resgate, guitarrista como Eric Jonsohn, Steve Vai, Wes Montgomery e Frank Gambale.

Com o projeto iniciado em 2015, Rubens afirmou que durante a pandemia do novo coronavírus também teve se adaptar ao sistema de aulas on-line.

“No momento que a gente está vivendo eu me senti obrigado a focar no on-line, e funciona muito bem. Agora estamos com a aula presencial de volta, mas teve aluno que preferiu o on-line até o fim da pandemia”, explicou o músico.

Além da técnica instrumental, Rubens explicou que traz em suas aulas tópicos como prática de conjunto; diferenças entre tocar sozinho e tocar em uma banda e dinâmicas para fundo musical para pregações.

Segundo Rubens, tocar na igreja não significa tocar apenas para a igreja, já que muitos músicos famosos de diversas nacionalidades tocaram seu primeiros acordes em instituições religiosas.

O projeto conta com alguns apoiadores e parceiros, como a Marcondes Luthier e a Montreal Music Shop Guarulhos. “Para mim é fundamental para o projeto ter parceiros como o Marcondes e o Matheus Pasternack da Montreal, assim como tenho o apoio do Pastor Manoel Vieira e do Bispo Maicon Moura”, agradeceu Rubens.

Por sinal, a família de Rubens sempre foi voltada para a prática musical: o irmão Josias Fernandes é baterista; a irmã Leia Fernandes é voz do projeto Preta in Branco. Os pais sempre foram ligados à igreja, onde a mãe, Maria Aparecida, também é cantora, e o pai, Valmir Fernandes, é pastor.

Quem quiser conhecer mais sobre o projeto ou tem interesse nas aulas pode acessar o Facebook e Instagram da Adorador Escola de Música ou entrar em contato com Rubens pelo WhatsApp (11) 94918-7416.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM