PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Músico guarulhense cria aulas de música voltadas para o público cristão

Rubens Fernandes
Foto: arquivo pessoal
Compartilhe
PUBLICIDADE

Projeto “Adorador Escola de Música” tem repertório baseado no gosto musical do aluno ou da igreja que ele frequenta, com músicas cristãs atuais ou clássicas

O músico guarulhense Rubens Fernandes, de 35 anos, dos quais 26 são dedicados à música, criou um método de ensino de instrumentos como violão, guitarra, teclado e baixo voltado para o público cristão.

De acordo com o músico, o projeto, chamado de “Adorador Escola de Música”, surgiu por conta da demanda que as igrejas de médio e pequeno porte, diferente das grandes, possuem de ter músicos treinados para tocar. Em alguns casos, as igrejas chegam a contratar músicos para participação em cultos, missas e outros eventos cristãos.

De acordo com Rubens, o repertório de suas aulas é baseado no gosto musical do aluno ou da igreja que ele frequenta, com músicas cristãs atuais ou clássicas.

“Como eu cresci na igreja, toco desde os dez anos, o estudo de música em si não muda em nada, mas o que muda é a comunicação com este público, por conta de eu entender a linguagem, todo repertório já é voltado para estas músicas congregacionais, assim como o material didático já é voltado para este público”, explicou o músico.

Questionado sobre seu gosto musical, Rubens afirmou que é eclético. “Esse é um assunto bem abrangente. Eu sou muito eclético, não consigo me prender a um estilo só. Quando eu era criança comecei ouvindo música cristã, fui conhecendo outros estilos como o rock, o blues, o samba, o gospel, até inclusive o heavy metal”, contou.

De acordo com Fernandes, ele possui também um outro público que quer se aperfeiçoar na guitarra. “Para este público, na verdade, a longo prazo eu vou desenvolver um curso on-line”, contou sobre seus projetos futuros.

Entre os artistas e bandas que influenciaram a sua experiência musical estão tanto nomes da música quanto do mundo do jazz e do rock, como Vencedores por Cristo, Oficina G3, Resgate, guitarrista como Eric Jonsohn, Steve Vai, Wes Montgomery e Frank Gambale.

Com o projeto iniciado em 2015, Rubens afirmou que durante a pandemia do novo coronavírus também teve se adaptar ao sistema de aulas on-line.

“No momento que a gente está vivendo eu me senti obrigado a focar no on-line, e funciona muito bem. Agora estamos com a aula presencial de volta, mas teve aluno que preferiu o on-line até o fim da pandemia”, explicou o músico.

Além da técnica instrumental, Rubens explicou que traz em suas aulas tópicos como prática de conjunto; diferenças entre tocar sozinho e tocar em uma banda e dinâmicas para fundo musical para pregações.

Segundo Rubens, tocar na igreja não significa tocar apenas para a igreja, já que muitos músicos famosos de diversas nacionalidades tocaram seu primeiros acordes em instituições religiosas.

O projeto conta com alguns apoiadores e parceiros, como a Marcondes Luthier e a Montreal Music Shop Guarulhos. “Para mim é fundamental para o projeto ter parceiros como o Marcondes e o Matheus Pasternack da Montreal, assim como tenho o apoio do Pastor Manoel Vieira e do Bispo Maicon Moura”, agradeceu Rubens.

Por sinal, a família de Rubens sempre foi voltada para a prática musical: o irmão Josias Fernandes é baterista; a irmã Leia Fernandes é voz do projeto Preta in Branco. Os pais sempre foram ligados à igreja, onde a mãe, Maria Aparecida, também é cantora, e o pai, Valmir Fernandes, é pastor.

Quem quiser conhecer mais sobre o projeto ou tem interesse nas aulas pode acessar o Facebook e Instagram da Adorador Escola de Música ou entrar em contato com Rubens pelo WhatsApp (11) 94918-7416.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM