Prefeitura busca reencaminhar pessoas para suas cidades de origem
Em entrevista ao GRU em Pauta, o secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Fábio Cavalcante, comentou que outras prefeituras encaminham, irregularmente, moradores de rua de suas cidades para Guarulhos. Nestes casos, a gestão busca devolver as pessoas em situação de rua para os seus locais de origem.
Cavalcante citou um caso em que ligou para o secretário de Assistência Social de São Paulo, Carlos Bezerra, para reclamar que a abordagem de rua da capital trouxe um carro com seis pessoas. À época, Bezerra se desculpou e mandou trazer os moradores de rua de volta.
De acordo com Cavalcante, há casos em que prefeituras enviam os moradores de rua também para cidades do litoral paulista ou até para a Cracolândia.
Nestas situações, Guarulhos atende as pessoas pelo programa Recâmbio, em que paga a passagem de volta para os moradores de rua. A iniciativa atende ainda pessoas vulneráveis encaminhadas pelos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou mulheres vítimas de violência.
Assista, abaixo, a entrevista completa com o secretário.