PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mulher abandona 58 gatos em praça de Bonsucesso

Fotos: Divulgação/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE

Os animais foram levados ao abrigo do DPAN, no mesmo bairro

O Departamento de Proteção Animal (DPAN) de Guarulhos resgatou 58 gatos abandonados na pracinha do Campo, no Bonsucesso, nesta segunda-feira (30). Os animais foram deixados ao relento em gaiolas por uma mulher identificada por uma equipe da Prefeitura que passava pelo local e flagrou o crime. Uma das gatas resgatadas deu luz a sete filhotes.

Todos os animais foram levados ao abrigo do DPAN, no mesmo bairro da ocorrência, onde estão sendo avaliados e preparados para adoção. Questionada pelos servidores, a tutora alegou que “resolveu abandonar os gatos porque pretendia retornar ao Paraná”. A Prefeitura denunciou o caso à Delegacia de Meio Ambiente de Guarulhos para responsabilização criminal da envolvida.

“Infelizmente são muitos casos de abandono por toda a cidade, mas este chocou não só pela quantidade de animais envolvidos como pela forma como foi feito. Já ultrapassamos o limite de vagas no abrigo, mas socorremos os gatos porque eles não têm culpa e agora esperamos encontrar tutores responsáveis para todos eles”, disse a diretora do DPAN, Juliana Kopczynski.

O abandono de animais é crime de acordo com a lei federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da lei federal 14.064, a pena de maus-tratos a animais aumentou para reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda quando se tratar de cão ou gato.

Cães

Em cumprimento a uma ação judicial, 22 cães em situação de maus-tratos foram regatados de uma residência no Bonsucesso no último dia 25. A ação foi realizada pelo DPAN em parceria com a Delegacia de Meio Ambiente de Guarulhos. Os animais também foram levados ao abrigo da Prefeitura, onde estão sendo preparados para adoção.

Como adotar?

Adoções podem ser feitas de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 11h e das 13h às 16h, no DPAN (rua Santa Cruz do Descalvado, 420, Bonsucesso).

Para levar um bichinho para casa é necessário ser maior de 18 anos de idade, apresentar documento pessoal com foto, comprovante de residência e responder a um questionário de avaliação. Para quem pensa em adotar um gatinho, recomenda-se comparecer com caixa de transporte para acomodar o pet com segurança durante o trajeto para casa. 

Mais informações podem ser obtidas na página dpan.guarulhos.sp.gov.br.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM