Movimento Unimos começou ato na Praça Quarto Centenário e se dirigiu para a Secretaria de Habitação
Centenas de pessoas ligadas ao movimento Unimos (Unidos pela Moradia) realizaram uma passeata da Praça Quarto Centenário, no Centro, até a Secretaria de Habitação, na Vila Augusta, nesta terça-feira (1º), para cobrar do governo municipal a construção de moradias populares e, também dos demais governos, vacinas para toda a população.
“A nossa pauta hoje é cobrar dos políticos a moradia, mas também trazer a cobrança da vacinação para todos. A gente quer moradia, as famílias não aguentam mais pagar aluguel, as famílias estão sendo despejadas, ninguém consegue mais pagar aluguel. O déficit de moradia está aumentando não só em Guarulhos, mas em todo o Estado”, disse Zelidio Barbosa Lima, um dos líderes do movimento.
Ele ressaltou que, além da gestão municipal, o governo do Estado e o governo federal também não se importam em garantir moradias para as famílias que precisam.
Na pauta de reivindicação está também o cumprimento do pagamento de uma dação de área, o sítio do vovô, para construção de moradias populares.
A dação em pagamento é uma modalidade muito utilizada nas negociações como de dívidas, por exemplo. Nada mais é do que um acordo em que o credor concorda em receber do devedor uma prestação diferente do que lhe é devida.
No caso específico, é a cessão de parte de um terreno em troca do perdão de dívidas tributárias (IPTU) do dono do imóvel.
Neste momento, representantes do movimento de moradia se reúnem com membros da Secretaria de Habitação, cujo secretário é o ex-vereador João Dárcio, para tratar das reivindicações.
*Esta matéria pode ser atualizada com novas informações