fbpx
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Motorista que emplacar veículo na cidade já pode solicitar desconto de até 50% no IPTU

Foto: Nícollas Ornelas/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

O prazo para adquirir o benefício vai até 31 de outubro, na Rede Fácil

Pessoas físicas e jurídicas que desejarem transferir o registro de veículos automotores de sua propriedade à Ciretran de Guarulhos, além de pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) no município, já podem obter um desconto que pode chegar a 50% do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Além disso, para o registro de veículos elétricos na cidade haverá um abatimento de 50% do valor do IPVA e, para os híbridos, de 40%. O prazo para adquirir o benefício se estende até 31 de outubro, na Rede Fácil.

O desconto concedido ao morador corresponderá a 25% do valor arrecadado com o IPVA, limitado a 50% do IPTU. Serão beneficiados também os proprietários de veículos zero quilômetro que forem registrados e emplacados em Guarulhos. O benefício valerá para automóveis que tenham sido fabricados até dez anos da data do exercício em que houver o efetivo recolhimento do IPVA para o município.

O benefício promovido pela Prefeitura não é cumulativo, mas pode ser estendido ao cônjuge, aos filhos e filhas e a pais e mães do contribuinte do IPTU.

Para saber mais detalhes e como requerer o benefício, BAIXE A LEI AQUI.

Justificativa

Segundo a Prefeitura de Guarulhos, a justificativa do Executivo ao propor a lei é o fato de existir em Guarulhos um grande número de veículos de munícipes e de empresas locais que são emplacados em municípios vizinhos, o que prejudica a população da cidade com a perda de arrecadação. 

O prefeito Guti (PSD) afirma que o benefício concedido pela Prefeitura é uma forma de aumentar o dinheiro disponível para benfeitorias à população “não apenas no exercício subsequente à transferência do veículo, mas também em exercícios posteriores”.

“O produto de arrecadação do IPVA, em conformidade com o artigo 158, inciso III, da Constituição Federal, é repartido proporcionalmente entre os Estados e municípios onde os veículos são licenciados, ou seja, 50% do valor arrecadado com esse imposto constitui receita para o município onde ele é recolhido”, reforça a Prefeitura.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
Previous slide
Next slide
VEJA TAMBÉM