PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Moriah fomenta atividades esportivas para desenvolvimento dos alunos

Vinícius Vaz, aluno do Moriah e jogador do Vôlei Guarulhos
Foto: CEM
Compartilhe
PUBLICIDADE

Projeto da escola ensinou vôlei para o hoje líbero Vinícius Vaz, que está no Sub-21 do Vôlei Guarulhos

Oferecer atividades esportivas no contraturno para contribuir para o desenvolvimento físico, social e emocional dos alunos é uma das propostas do Centro Educacional Moriah, com unidades no Picanço e no Gopoúva, em Guarulhos. Mais de um terço dos estudantes participam dos projetos, com resultados expressivos.

No Moriah, os alunos podem se aprofundar em seus esportes de preferência e se desenvolver. Alguns começam a trilhar um caminho rumo ao sonho da profissionalização, enquanto outros utilizam esse espaço como uma forma de melhora do condicionamento físico, fazer amizades e obter bem-estar.

Entre os destaques do colégio estão algumas alunas da ginástica artística que competem em grandes competições. Outro grande potencial é o estudante da 3ª série do Ensino Médio/Técnico Vinícius Vaz, 17 anos, que é líbero do time Sub-21 do Vedacit Vôlei Guarulhos.

Vinícius sempre gostou de fazer esportes e tinha uma preferência por futsal, mas começou a jogar vôlei em 2019 por causa dos amigos. Aí começou uma paixão.

“Nem sabia nada. Aprendi o básico. Atacar, manchete, sacar. Foi uma oportunidade muito boa”, relembrou.

Com desejo de ir mais longe, Vinícius passou por dois projetos sociais em Guarulhos: o antigo Instituto Serginho 10, do campeão olímpico Serginho, e o Flechinhas, do próprio Vedacit. No ano passado, foi chamado para jogar em Diadema. Neste ano, apesar de ter 17 anos, está no Sub-21, no último passo antes do profissional, que é o seu objetivo.

“Penso em seguir carreira. Jogar em um clube de Superliga A é meio caminho andado”, afirmou.

Claro que nem todo aluno vai seguir carreira profissional no esporte. E esse não é o objetivo do Moriah. A proposta é que o esporte sirva de apoio para os alunos, possa ser um aliado para a vida, não só em sala de aula, conforme explicou a educadora Erika Tonetti, uma das fundadoras do Moriah, que é também profissional de Educação Física e Psicomotricista.

“O esporte traz saúde e libera a endorfina, que é o hormônio da alegria. Hoje muitas muitas crianças apresentam ansiedade, ficam muito no quarto, nas redes sociais e no ambiente virtual. O esporte causa bem-estar, prazer, promove o convívio social e ajuda a aprenderem a ganhar e perder”, comentou.

Estudantes reconhecem benefícios de prática esportiva

O Moriah oferece esportes coletivos, como futsal, vôlei e handebol, e individuais, como ginástica artística, karatê, balé e jazz. A participação nas atividades em quadra são gratuitas, mas dependem do desempenho em sala de aula.

O aluno João Victor Vaz, 13 anos, está no 8º ano do Ensino Fundamental, fazia futsal e agora está matriculado no vôlei. Ele disse que o esporte o ajudou a ser mais compreensivo.

“Melhorei meu condicionamento físico e tenho várias amizades que o esporte fortaleceu ”, disse.

Já Ana Clara Dantas, 13 anos, também no 8º ano do Ensino Fundamental, faz vôlei e handebol.

“Acho que o esporte faz bem psicologicamente. A competição ajuda a desenvolver a paciência porque todo mundo erra”, avaliou.

Com 12 anos, Felipe Santana, no 7º ano do Ensino Fundamental, sonha em fazer faculdade de Educação Física. Ele luta jiu-jitsu em uma academia, mas faz futsal e vôlei no Moriah.

“Eu gosto muito de esporte e ter essa opção no colégio me ajuda a não ficar parado”, afirmou.

Para Mariana Pugliesi, 12 anos, no 7º ano do Ensino Fundamental, as escolhas foram handebol e vôlei, mas, ela já fez futsal. E já teve a chance de disputar uma partida contra outra escola.

“Penso em levar o esporte para a vida como diversão. Ele me ensina o trabalho em equipe e a focar nas coisas que eu quero, ou seja, a hora de saber o que fazer”, disse.

A unidade Gopoúva do Centro Educacional Moriah fica na Alameda Yayá, 61, Telefone (11) 2443-5868, e atende os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio/Técnico. O colégio também possui a unidade Picanço, na Rua Cachoeira, 87, Telefone (11) 2086-0458, que atende do Berçário e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM