Colégio realiza anualmente Encontro das Famílias Empreendedoras
Mais de 50% dos brasileiros querem ter o próprio negócio, segundo pesquisa do Sebrae. Diante dessa realidade, o Centro Educacional Moriah, com unidades no Gopoúva e no Picanço, incluiu a disciplina Empreendedorismo para fomentar a capacidade criativa dos estudantes do primeiro ciclo do Ensino Fundamental.
A didática para as crianças é diferente da utilizada com os adolescentes que cursam o Ensino Técnico em Administração. A professora Roseli Martins é a responsável pela supervisão dos conteúdos utilizados em sala de aula.
Com os alunos do 1º ano, as professoras trabalham os sonhos, de forma lúdica. “Ensinamos como conquistar os pequenos sonhos, com a mão na massa”, falou. No 2º ano, o objetivo é aprender a utilizar dinheiro e, principalmente, poupar. “A criança ganha dinheiro do pai, do avô, do tio. Vamos ensiná-la a guardar”, disse.
No 3º ano, o foco é a responsabilidade social e cidadania, o que inclui a realização de uma feirinha de troca. No 4º ano, os estudantes trabalham o potencial visionário, ou seja, a visão de empreender. Já no 5º ano, os alunos estudam o consumo responsável.
“Muitas vezes enchemos nossos filhos com tantas coisas, que eles nem precisam. Trabalhamos com o projeto das tampinhas. A reciclagem, a sustentabilidade e o desapego. Além disso, arrecadamos algo para ajudar ONGs”, explicou Roseli.
A professora comentou que, quando chegam ao Ensino Médio, boa parte dos estudantes não querem os chamados trabalhos com carteira assinada e, por isso, se interessam por empreender. No Moriah, inclusive, há casos de adolescentes que montaram seus próprios negócios.
Outra iniciativa do colégio é a realização anualmente do Encontro das Famílias Empreendedoras. É uma data em que os pais dos estudantes podem se inscrever para apresentar os seus negócios e vender produtos.
Os educadores Erika Tonetti e Marcelo Rafael, fundadores do Moriah, destacam a importância do Empreendedorismo na Matriz Curricular do 1° ao 5°.
“Todos podem realizar seus sonhos, a partir de esforço e dedicação. O colégio está aqui para ser um apoio e direcionar os caminhos”, comentaram.
A unidade Gopoúva do Centro Educacional Moriah fica na Alameda Yayá, 61, Telefone (11) 2443-5868, e atende os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e Técnico. O colégio possui ainda a unidade Picanço, na Rua Cachoeira, 87, Telefone (11) 2086-0458, que atende do Berçário e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.