PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Morador de Guarulhos com suspeita da variante ômicron deve ter diagnóstico até 1º de dezembro

teste covid
Teste de covid-19 (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)
Compartilhe
PUBLICIDADE

Passageiro de 29 anos tem esquema vacinal completo, não apresentou sintomas e cumpre quarentena em casa

Um morador de Guarulhos, de 29 anos, que testou positivo para covid-19, e com suspeita da nova variante ômicron (B.1.1.529), deve ter o diagnóstico divulgado até 1º de dezembro. A informação foi confirmada pelo prefeito Guti (PSD) em entrevista ao jornalista Datena, no Manhã Bandeirantes, nesta segunda-feira (29). Ainda segundo o prefeito, o passageiro não circulou por Guarulhos e “foi direto para a casa”.

A amostra positiva será analisada e passará por sequenciamento genético pelo Instituto Adolfo Lutz. Após o resultado, será possível confirmar se o passageiro está, de fato, contaminado pela nova variante.

O passageiro está sendo monitorado em casa onde cumpre quarentena, desde que desembarcou na cidade, no último sábado (27), afirma a Secretaria da Saúde de Guarulhos.  

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o morador de Guarulhos tem esquema vacinal completo, ou seja, tomou as duas doses da vacina contra a covid-19. O estado de saúde do passageiro, nesta segunda-feira (1º), não foi divulgado.

O morador chegou ao Brasil, em um voo da Ethiopian Airlines após passar pela África do Sul, com exame negativo de RT-PCR e estava assintomático, mas decidiu fazer um novo teste ainda no Aeroporto de Guarulhos, em Cumbica.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de São Paulo e a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) já solicitaram à companhia aérea a lista dos passageiros para auxiliar na detecção e rastreio do vírus da covid-19.  

Até o momento, o estado de São Paulo não registrou casos da nova variante, afirma a secretaria.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM