Doses encontradas serão distribuídas para os Estados nesta quinta-feira (29)
O Ministério da Saúde afirmou, nesta quarta-feira (28), que encontrou 100 mil doses da vacina coronavac “perdidas” no galpão utilizado como Centro de Distribuição no Taboão, aqui em Guarulhos.
De acordo com o Ministério, é normal que algumas doses de vacinas fiquem no estoque para controle de qualidade e que sejam distribuída aos poucos. A Pasta afirmou ainda que irá despachar as doses em sua totalidade devido à falta do imunizante em algumas regiões.
As vacinas devem ser entregues nesta quinta-feira (29), junto com uma nova remessa da vacina de Oxford/AstraZeneca.
Vale ressaltar que, em diversas cidades, a vacinação tem sido suspensa por conta da falta de doses.
Por conta de um atraso na entrega do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), importado da China, o Instituto Butantan informou que deve haver um atraso na entrega de doses da vacina produzida em São Paulo. No Brasil, oito em cada dez vacinas aplicadas foram produzidas ou importadas pelo Butantan.
Durante entrevista à CNN Brasi, nesta quarta-feira, o governador João Doria (PSDB), criticou fala do ministro da Fazenda, Paulo Guedes, que afirmou que o vírus foi criado pelos chineses e que vacinas produzidas pelos EUA (Estados Unidos da América) são mais eficientes.
De acordo com o governador, este comportamento pode dificultar a chegada de novos IFAs.