PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Milhares de fiéis lotam igrejas em Guarulhos no dia de Santo Antônio

Paróquia Santo Antônio, na Vila Augusta, celebra padroeiro
Foto: Pascom Santo Antônio
Compartilhe

PUBLICIDADE

Distribuição de pães bentos é uma tradição nesta data

O Dia de Santo Antônio, comemorado nesta sexta-feira (13), tem levado milhares de fiéis às igrejas católicas de Guarulhos, em especial, nas três paróquias em honra ao santo na cidade, que ficam no Gopoúva, Parque Santo Antônio e Vila Augusta. Além de participar das missas e recorrer à intercessão do padroeiro, os devotos também buscam os pães abençoados que são distribuídos nas igrejas.

Na Paróquia Santo Antônio, no Gopoúva, são previstas seis missas hoje, sendo a última às 19h30. Na Paróquia Santo Antônio, na Vila Augusta, são sete celebrações, sendo a última às 20h. Já na Paróquia Santo Antônio, do Parque, são três missas, sendo que a última irá começar às 19h30.

O padre Jonas Barbosa, pároco da igreja da Vila Augusta, afirmou que os devotos veem em Santo Antônio alguém que intercede pela vida delas com proximidade. Ele citou que os pães distribuídos representam a busca do povo por atender as necessidades materiais, o pão da Palavra e a eucaristia.

“É um dia muito singular. Santo Antônio é um dos santos de maior devoção não só no Brasil, mas em muitos países. Não só por ele ser famoso por muitos por ser casamenteiro, mas por inúmeras graças alcançadas. No Brasil, de modo particular, existe devoção de muita proximidade, que toca a vida de todos”, explicou padre Jonas.

Apesar de ser popularmente chamado de santo casamenteiro, Santo Antônio de Pádua ganhou notoriedade por ser um grande pregador do século XIII. Nascido em Portugal, ele ingressou na ordem franciscana e fez missões em Marrocos, França e Itália. Ele morreu aos 36 anos em Pádua, na Itália. Seu corpo foi exumado após mais de 40 anos e sua língua estava intacta. Até hoje, ela está em uma redoma para ser venerada por peregrinos.

O bolo do santo é conhecido pela tradição de ter, em alguns pedaços, medalha de Santo Antônio. Já os pães costumam ser distribuídos, após serem abençoadas. Muitas pessoas consomem o alimento bento, mas há aqueles que o guardam no arroz ou na farinha no intuito de ter prosperidade.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE