É a segunda vez neste ano que a licitação da Linha 19 – Celeste é adiada
O Metrô adiou para o dia 5 abril a licitação do projeto básico da Linha 19 – Celeste, que vai ligar a Capital a Guarulhos, com direito a uma estação no Bosque Maia. A informação consta em publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Esta é a segunda vez no ano que a licitação foi adiada. O certame estava previsto para o dia 3 deste mês, mas havia sido adiado para a data de hoje, terça-feira (18).
A mesma situação ocorre com a licitação do projeto e execução da estação da Linha 13 – Jade, da CPTM, do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, em Cumbica, para a Barra Funda. A entrega das propostas foi adiada duas vezes, sendo que a nova data é para o dia 22 deste mês.
No caso da Linha 19 – Celeste, o primeiro trecho terá 17,6 km de extensão, com um total de 15 estações, cinco delas em Guarulhos: Bosque Maia, Guarulhos, Vila Augusta, Dutra, Itapegica, Jardim Julieta, Jardim Brasil, Jardim Japão, Curuçá, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Pari, São Bento e Anhangabaú.
A expectativa de passageiros é de 630 mil por dia, com tempo de viagem estimado em menos de 30 minutos. A linha deve ser gerida pela iniciativa privada, similar ao controle da Via Quatro na Linha 4-Amarela.
A obra deve custar em torno de R$ 15 bilhões e ainda não há previsão para o início. Pelo menos 40 trens devem estar à disposição do trajeto.
Para Guarulhos, ainda há uma possível extensão da Linha 2 – Verde, que atualmente liga Vila Prudente a Vila Madalena.