Proposta é homenagear engenheiro guarulhense que faleceu na semana passada
O presidente da Câmara Municipal, Fausto Miguel Martello (Republicanos), enviou um ofício ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), em que solicita que a Barragem do Cabuçu receba o nome do engenheiro Plínio Tomaz. O guarulhense morreu na semana passada e foi uma das principais referências em recursos hídricos do Brasil.
Engenheiro civil formado pela USP, Plínio foi o fundador do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Guarulhos em 1967, onde ocupou o cargo de diretor. À frente da autarquia, foi pioneiro em projetos que expandiram as redes de água e esgoto da cidade, impactando diretamente a qualidade de vida da população e reduzindo a mortalidade infantil.
Além de seu legado técnico, Plínio também se destacou como membro da Academia Guarulhense de Letras e autor de 27 livros, refletindo sua paixão pela cultura e pela cidade de Guarulhos. Ele faleceu aos 84 anos, deixando um exemplo de dedicação ao bem comum.
“Dar o nome de Dr. Plínio Tomaz à Barragem do Cabuçu é reconhecer a contribuição de um guarulhense que dedicou sua vida ao desenvolvimento e à melhoria da qualidade de vida da nossa cidade”, afirmou Martello.
A Barragem do Cabuçu está situada no Parque Estadual da Cantareira, ou seja, é de gestão do Governo do Estado. Por isso, não pode receber uma nomenclatura por projeto de lei de autoria direta dos vereadores.