Deputado estadual afirmou que ucranianas são fáceis porque são pobres
O deputado estadual Mamãe Falei (Podemos) anunciou em seu perfil no Instagram, ainda no sábado (5) que decidiu retirar sua pré-candidatura ao governo do Estado de São Paulo nas eleições deste ano.
A decisão ocorreu após áudios vazados mostrarem falas sexistas do deputado sobre mulheres ucranianas, nas quais ele afirma que as mulheres da Ucrânia são fáceis porque são pobres.
O deputado esteve na Ucrânia em meio à guerra com a Rússia para levar alimentos e outros mantimentos para a população local. Ele chegou a publicar um vídeo no qual afirmava que estava produzindo coquetéis molotov.
Os reflexos da fala de Arthur do Val, o Mamãe Falei, ainda devem gerar impactos maiores, já que mesmo pessoas mais próximas a ele, como vereador de São Paulo, Fernando Holiday (DEM) se manifestaram contra a fala sexista.
A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) repudiou a fala do deputado em nota e um pedido de cassação de mandato já foi protocolado pela deputada estadual Isa Penna (Psol-SP).
A namorada do deputado, a enfermeira Giulia Blagitz, de 25 anos, também terminou o namoro com o deputado.
Veja na íntegra a nota do deputado: