Do total de cirurgias, 1,5 mil serão realizadas pela saúde estadual
Em Guarulhos, há uma fila de 15.649 pacientes que aguardam por uma cirugia no SUS (Sistema Único de Saúde). Os dados foram informados pela Secretaria Municipal de Saúde a pedido do GRU Diário.
As principais especialidades que mais demandam por cirurgias, segundo o sistema próprio do município (o SISSOnline), são: cirurgia geral, ortopedia, oftalmologia e cirurgia pediátrica em geral. Os procedimentos vão desde os mais simples até os de alta complexidade.
A reportagem apurou que das 15,6 mil cirurgias represadas no município, cerca de 1,5 mil serão realizadas pelo sistema estadual de saúde para onde os procedimentos cirúrgicos mais complexos, como neurocirurgia e ortopedia, costumam ser encaminhados.
Na última quarta-feira (25), o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou um mutirão para zerar a fila de 538,1 mil cirurgias, em todo o estado de São Paulo, em quatro meses.
A estratégia contempla 54 cirurgias ofertadas no SUS em 7 especialidades, como do aparelho circulatório, visão, digestivo e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e em nefrologia. “Sem as ações do Mutirão, o Estado levaria cerca de dois anos para atender toda a demanda reprimida”, justificou a Saúde estadual.
Em Guarulhos, mesmo com dois hospitais estaduais Hospital Geral de Guarulhos (HGG) e Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos, há pacientes que podem ser encaminhados para outras cidades, seja pela falta da especialidade no município ou mesmo, como já dito, pela alta complexidade do caso.
Recentemente, o GRU Diário contou o caso do guarulhense José Alberto Santana Benevides, de 58 anos, que desde setembro do ano passado espera por uma consulta no neurocirurgião para que consiga fazer uma cirurgia na coluna. Até o momento, ele não foi contemplado com uma vaga.