PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais de 120 famílias estão ameaçadas de despejo em Guarulhos

Ocupação Terra Prometida em Guarulhos
Foto: Reprodução
Compartilhe
PUBLICIDADE

São Paulo é o estado brasileiro com maior número de famílias ameaçadas, segundo a campanha Despejo Zero

De acordo com registros do Mapeamento Nacional dos Conflitos pela Terra e Moradia, da Campanha Despejo Zero, são 125 famílias em Guarulhos sob risco de despejo. O número se refere a 100 famílias da ocupação Terra Prometida, cuja ordem de desocupação está em suspensão temporária, e 25 famílias no Jardim Monte Alto.

Ainda há 22 famílias que foram removidas na comunidade São Rafael. Os números, entretanto, podem estar subnotificados. O mapeamento realiza atualização constante no número de famílias atingidas em conflitos por todo o país. Os dados mencionados são referentes ao dia 14 de fevereiro.

No Estado de São Paulo são 63.781 famílias sob risco de despejo, sendo quase metade na capital paulista. No Brasil, esse cenário não é diferente. Ao todo, são 950.848 pessoas atingidas. Dessas, 627.560 (66%) são negras e 570.509 são mulheres (60%), além de 162.595 crianças e 159.742 pessoas idosas.

“O despejo é devastador para as famílias, especialmente para mulheres, crianças e pessoas idosas. Desde o momento da ameaça, quando acontece o medo de ser despejado, além do trauma de um despejo violento, até às violações de direito enfrentadas por não ter onde morar”, disse Raquel Ludermir, coordenadora de Incidência Política da Habitat para a Humanidade Brasil.

De acordo com o levantamento, o estado com maior número de famílias nessa situação é São Paulo, seguido por Amazonas (29.672) e Pernambuco (21.552).

Além das famílias ameaçadas de despejo, o levantamento mostra também que o país tem mais de 1.115 conflitos envolvendo disputas por terra e moradia.

Desde junho de 2020, quando a campanha Despejo Zero foi lançada, identificou-se pelo menos 36.566 grupos familiares despejados.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM