Transmissão contou com a participação de 13 veículos de comunicação
A ACE-Guarulhos, em parceria com 13 veículos de comunicação, entre os quais, o GRU Diário, realizou na última sexta-feira (11) o primeiro debate do segundo turno da eleição municipal. Os candidatos Lucas Sanches (PL) e Elói Pietá (Solidariedade) se enfrentaram por cerca de duas horas, em que apresentaram propostas, mas também trocaram muitas farpas.
Pietá destacou sua experiência administrativa com dois mandatos como prefeito, além de ter sido deputado federal, estadual e vereador. Ele ressaltou obras de suas gestões, como a entrega da Maternidade JJM, Hospital Pimentas Bonsucesso e Hospital da Criança e do Adolescente. Além disso, investiu bastante tempo em explorar a falta de experiência do adversário e recordou polêmicas dele, como vídeos gravados em fiscalizações na área da Saúde.
Lucas quis enfatizar que é engenheiro civil e tem propostas para cada região da cidade. Ele fez várias críticas às gestões do PT e tentou aliar Pietá às figuras do ex-prefeito Sebastião Almeida e do deputado federal Alencar Santana. O candidato citou pela primeira vez em um debate a construção do Hospital no Jardim São João – que já tinha sido abordado pelos adversários no primeiro turno – e voltou a falar sobre o programa Remédio em Casa.
Pietá atacou Lucas sobre as acusações do ex-assessor Caique Marcatt de rachadinha no gabinete. O vereador voltou a negar, disse que foi vítima de extorsão e que tem vencido todas as acusações na Justiça e também nas urnas, já que venceu o primeiro turno.
No final do debate, Lucas falou que quem não concordasse com as propostas dele e quisesse voltar ao passado poderia votar no “Elói Pietá 13”. A organização concedeu direito de resposta ao ex-prefeito, já que Pietá agora é candidato pelo Solidariedade, que é número 77.
Lucas também acusou a vice de Pietá, Fran Corrêa (MDB), de dívida milionária de IPTU com a Prefeitura de Guarulhos. Após o evento, a empresário voltou a chamar a acusação de fake news, disse que contestou algumas cobranças indevidas da Prefeitura e que tem quitado os acordos feitos na Justiça.
O presidente da ACE-Guarulhos, Silvio Alves, ficou satisfeito com o encontro. Ele disse que é normal que os ânimos fiquem acirrados em um debate de segundo turno, mas avaliou que o debate contribuiu para que os indecisos possam esclarecer suas dúvidas e escolher um dos candidatos.