fbpx
PUBLICIDADE

Lotes do sorvete de baunilha da marca Häagen-Dazs serão recolhidos

Foto: Reprodução
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Empresa iniciou recolhimento mundial ao identificar uso de aroma de baunilha contaminado com 2-cloroetanol

A empresa General Mills Brasil iniciou o recolhimento mundial voluntário e preventivo de todos os lotes dos sorvetes e picolés da marca Häagen-Daz de sabor baunilha (Vanilla) devido a presença de aroma natural de baunilha com traços de 2-cloroetanol.

A empresa publicou um comunicado sobre o recall em seu site oficial em que afirma que a substância “pode estar associada ao óxido de etileno, substância mutagênica e carcinogênica, para a qual não existe tolerância de consumo na legislação sanitária”,

O recolhimento é para os lotes com data de validade entre entre 07/07/2022 e 18/07/2023, apenas do sabor baunilha. Verificar a data no fundo da embalagem. 

“Não há restrições de comercialização e uso dos demais sabores de sorvetes Häagen-Dazs”, segundo comunicado da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Sobre o 2-cloroetanol (2-CE)

O 2-cloro etanol (2-CE) é uma substância que recentemente tem sido identificada em diversos produtos alimentícios, tendo sido comumente associada a utilização de óxido de etileno (ETO) na produção da matéria-prima.

Entretanto, em alguns casos, o 2-CE pode derivar de outras fontes, como é o caso do recolhimento de lotes específicos de sorvetes da marca Häagen-Dazs, onde foi identificada como origem da substância a reutilização do solvente à base de álcool e água no processo de extração do aroma de baunilha.

Segundo a Anvisa, pelas informações científicas disponíveis, não há evidências até o momento que indiquem que o 2-CE tenha propriedades carcinogênicas (que podem causar câncer) e mutagênicas (que podem causar alterações capazes de provocar danos às células humanas), sendo desconhecidos, até o momento, seus impactos na saúde. Entretanto, não é possível descartar a sua genotoxicidade, ou seja, a possibilidade de causar alterações no material genético.

Não existem limites residuais toleráveis no âmbito da legislação vigente no Brasil para 2-cloroetanol em alimentos.

O que fazer se você tiver adquirido o produto

Caso você tenha adquirido sorvetes da marca Häagen-Dazs com as datas de validade citadas, não consuma o produto. Guarde a embalagem e entre em contato com a empresa General Mills, por meio do telefone 0800-031-0707, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12 e das 13hs às 17hs, ou do endereço eletrônico [email protected], para esclarecimentos, troca ou reembolso.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM