PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Linha 13-Jade da CPTM vai ligar Guarulhos ao Centro de São Paulo

Linha 13 Jade
Foto: Eurico Cruz/GRU Diário
Compartilhe

PUBLICIDADE

Expansão do trecho terá mais 15 km de extensão e seis novas estações

Com cerca de 15 km de expansão, a Linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) será o ramal com maior investimento da concessão do Lote Alto Tietê, em que fazem parte também as linhas 11-Coral e 12-Safira. O valor estimado, apenas na Linha 13, é de R$ 2,5 bilhões.

Hoje, a linha opera entre o Aeroporto Internacional de Guarulhos e a estação Engenheiro Goulart. Com a PPP (Parceria Público-Privada), haverá, no sentido Guarulhos, a expansão até Bonsucesso com quatro novas estações: Jardim dos Eucaliptos, São João, Jardim Presidente Dutra e Bonsucesso. Essa é umas das regiões mais populosas do município. Já no sentido Centro, serão duas novas estações: Cangaíba e Gabriela Mistral.

“As futuras estações Cangaíba e Gabriela Mistral são importantes porque, além de conectar a Linha 13-Jade com a 12-Safira, vai permitir ligar a região de Bonsucesso à Linha 2-Verde do Metrô, que será expandida de Vila Prudente até Penha, e de Penha até Dutra, em Guarulhos, passando por Gabriela Mistral. Por isso, esses investimentos são muito relevantes e vão melhorar o deslocamento diário das pessoas que hoje não são atendidas pelos trens”, explicou Augusto Almudin, diretor de Assuntos Corporativos da CPP (Companhia Paulista de Parcerias).

Atualmente, a Linha 13-Jade da CPTM funciona, na região de Guarulhos, com cerca de 20 minutos de intervalos entre os trens. Com a concessão, esse tempo será reduzido para 15 minutos. Já o serviço Expresso Aeroporto, que hoje funciona de hora em hora, vai passar a operar a cada 30 minutos.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE