Encontro será realizado na Apeoesp, na região central da cidade
A partir de uma articulação entre ativistas, indígenas e o deputado federal Ivan Valente (PSOL) acontecerá nesta sexta-feira (23), às 19h, um debate sobre o Marco Temporal e o Genocídio Indígena, na Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), em Guarulhos.
O Marco Temporal, que limita a demarcação de terras indígenas apenas em locais onde esses povos que ocupavam ou já disputavam, em 1988, ano de promulgação da Constituição. A lei, que vem sendo chamada de Lei do Genocídio, traz instabilidade aos indígenas e tem aumentado a violência contra essa população, haja vista a morte da liderança Nega Pataxó, na Bahia, em janeiro deste ano.
A mesa de debates contará com a presença de lideranças indígenas de Guarulhos, como Awá Tupi e Pedro Pankararé, além de Ingrid Sateré Mawé, liderança de uma etnia amazônica, Frei Matheus do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) e o presidente do Instituto Futuro, Juliano Medeiros.
A roda de conversa contará também com diversas outras etnias, que vivem em várias regiões de Guarulhos e principalmente os que se organizam em torno da Reserva Indígena Filhos Desta Terra (Cabuçu), além de Profissionais que atuam na saúde indígena da cidade.
Durante o evento haverá coleta de alimentos, fraldas e roupas para as etnias de Guarulhos. Também haverá espaço infantil para acolher as crianças durante o evento.
Serviço
Roda de conversa: O Marco Temporal e o Genocídio Indígena
- Dia 23 de fevereiro (sexta-feira), às 19h
- Apeoesp Guarulhos
- Rua Leonardo Vilardi, 203, no Centro – Guarulhos