PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Justiça Eleitoral indefere candidatura do Professor Jesus

Professor Jesus, vice-prefeito
Foto: Diego Frois/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE

Chapa do Xerife pode recorrer ou indicar novo vice

A juíza eleitoral Marcela Filus Coelho, da 176ª Zona Eleitoral de Guarulhos, indeferiu a candidatura a vice-prefeito do Professor Jesus (Podemos) na chapa de Jorge Wilson (Republicanos), conhecido como Xerife do Consumidor, nesta quinta-feira (12). A coligação ainda pode recorrer da decisão no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) ou indicar um novo vice.

Jesus foi considerado inelegível pela criação de cargos para manter, quando era presidente da Câmara Municipal, cerca de 40 servidores sem concurso que foram contratados antes da Constituição Federal de 1988 e sem a realização de concurso público. A prática foi considerada irregular pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).

O TCE-SP recomendou que Jesus devolva o valor dos salários pagos desses servidores aos cofres públicos referente ao ano de 2016. Ele recorre da decisão.

“Ainda que a contratação de todos os servidores comissionados não tenha ocorrido durante o mandato do requerente, houve inércia de sua parte em regularizar a situação, mesmo após aviso do TCE/SP, em evidente descumprimento deliberado de suas obrigações legais, caracterizando o dolo especifico”, avaliou a juíza.

No processo na Justiça Eleitoral, a defesa do Jesus argumentou que a candidatura deveria ser deferida, já que o processo sobre os servidores da Câmara ainda cabe recurso e não houve enriquecimento ilícito no caso. O atual vice-prefeito sempre defendeu que em seu mandato como presidente da Câmara conseguiu modernizar o Legislativo e construir a sede própria na Vila Augusta.

Caso seja substituído na chapa do Xerife, Jesus seguirá o mandato atual como vice-prefeito de Guarulhos até dezembro.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Compartilhe
VEJA TAMBÉM