Cerca de 60 mil pessoas enfrentaram sensação térmica próxima dos 60ºC no Engenhão, onde aconteceu o show
Após a morte da estudante Ana Clara Benevides, de 23 anos, durante o show “Eras Tour” da cantora norte-americana, Taylor Swift, no Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira (17) fãs da artista divulgaram um abaixo-assinado para a criação de uma lei que garanta a distribuição de água em eventos.
Neste sábado (18), o ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou que a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), adote medidas imediatas para exigir que os eventos garantam segurança à saúde dos consumidores, incluindo acesso à água. Dentro do estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro, 60 mil pessoas enfrentaram temperaturas próximas dos 60 graus.
Com tapumes que impediam a circulação de ar, Ana Clara Benevides passou mal, teve duas paradas cardiorrespiratórias, foi atendida e não resistiu, ao chegar no hospital. Na internet, circulam vídeos em que a cantora Taylor Swift pausou o show e pediu que algumas pessoas tenham acesso à água.
Na rede social X (antigo Twitter), o ministro Flávio Dino mencionou denúncias de “vedação ou ausência de disponibilidade de água”, e lembrou que o Brasil enfrenta uma “imensa onda de calor”. Na mesma plataforma, a empresa organizadora Tickets For Fun lamentou a morte da estudante e disse que ela foi atendida por brigadistas imediatamente após passar mal.
Na mesma publicação, usuários se mostraram descontentes com o teor da nota. Muitos exigiram que medidas práticas fossem adotadas, como a permissão de entrar com água no local e que a empresa disponibilize água de graça durante os shows.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, declarou na mesma rede que a perda da jovem é “inaceitável”. Paes informou que a prefeitura determinou a entrada antecipada em uma hora ao estádio, aumento de pontos de distribuição de água, e também no número de brigadistas e ambulâncias para os próximos shows da cantora, na cidade.
No Instagram, a artista Taylor Swift se disse “devastada” com o ocorrido e que esta seria a última coisa que ela pensaria, quando decidiu trazer a turnê ao Brasil. Neste sábado e no domingo estão previstos mais shows da cantora, também no Engenhão.

A TF4 (Tickets for Fun), responsável pelo show, emitiu uma nota lamentando a morte da jovem. Leia abaixo:
“É com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos. Na noite de ontem [sexta, 17], Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito. Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado nossos sinceros sentimentos.“
(com informações da Agência Brasil)