Oposição está rachada por conta da eleição municipal
O clima ficou tenso na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (17). A vereadora Janete Pietá (Rede) esnobou o Partido dos Trabalhadores, sigla da qual foi filiada por mais de 40 anos. O líder da legenda, vereador Rômulo Ornelas (PT), não deixou por menos e fez duros ataques à ex-correligionária.
Janete repercutiu o resultado da pesquisa Ipec à Prefeitura de Guarulhos, divulgada na semana passada, que mostra o seu marido Elói Pietá (Solidariedade) na liderança. E deixou cutucadas para o deputado federal Alencar Santana (PT), que é pré-candidato pelo partido.
“Grande parte dos eleitores de Guarulhos votam na pessoa, não estão nem aí para o ex-partido do Elói. Está ganhando mais ter saído mesmo. Saímos pela falta de democracia interna”, disse.
Rômulo subiu à tribuna em seguida e fez duras críticas ao caráter da parlamentar. Ele criticou o fato de Janete ter se filiado à Rede, que tem uma federação com o Psol, que estava organizada pelo vereador Edmilson Souza (Psol). O petista reclamou que o casal Pietá respeitou as decisões do partido quando Elói foi indicado em 2016 e 2020, mas não aceitou a preferência por Alencar neste ano.
“Dentro da política civilizada, nunca vi uma posição tão oportunista, tão mau caráter, como a filiação da Janete na Rede… Sabe que depende do voto do marido para se eleger. Quem conhece a Janete não vota na Janete. Tem uma postura de sinhazinha. E a pessoa sobe aqui e fala que é santa e acima do bem e do mal. Ninguém fala que prenderam o presidente do partido do Elói. Repugnante ver uma pessoa fazer discurso moralista. É uma prática suja”, disparou Rômulo.
O vereador Leandro Dourado (Solidariedade), do partido de Elói, ressaltou a liderança de Elói e provocou Rômulo.
“Presidente preso teve no partido do senhor. No PT vocês têm uma escolinha”, disse.
No final da sessão, Rômulo voltou à tribuna e voltou a criticar o casal Pietá.
“Mamou no PT a vida toda. 40 anos usando o PT. Uma família monarquista convicta. Quando o mundo gira em torno de si próprio é monarquia. Se tivesse filho e neto colocava para ser candidato. Não sigo pessoas. Sigo ideias. Sigo partido. Quem segue pessoas pode ficar órfão”, finalizou.
Edmilson e os petistas estão bravos com a filiação de Janete à Rede. Isso porque a federação Psol/Rede apoia Alencar. Apesar disso, Janete está na pré-campanha de seu esposo, que é de outra ala política.