fbpx
PUBLICIDADE

Horto Florestal de Guarulhos produz milhares de árvores para arborizar a cidade

distribuição de mudas no Horto Florestal
Fotos: Divulgação/PMG
Compartilhe
PUBLICIDADE
Previous slide
Next slide

Mudas são nativas da Mata Atlântica

A estufa do Horto Florestal de Guarulhos – Reserva Biológica Burle Marx, no bairro Água Azul, está repleta de novas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica regional. São mais de 7 mil exemplares de ipê-amarelo, babosa branca, ipê-rosa anão, uvaia, urucum, araçá, jerivá, cabreúva, aroeira pimenteira e pitanga cultivados em condições ideais de temperatura, solo, umidade e iluminação, o que garante crescimento rápido às espécies.

Supervisionada por biólogos da Secretaria de Meio Ambiente, a produção vai abastecer o projeto-piloto Mundo Verde, de incentivo à arborização da cidade, com árvores de pequeno e médio porte, parte do Plano Diretor de Arborização Urbana. Graças às condições controladas, em até seis meses as árvores atingirão tamanho ideal para plantio em local definitivo e então serão doadas à população. Os locais e as datas das doações serão divulgados posteriormente.

No último dia 8, aniversário de 462 anos de Guarulhos, a receptividade do Mundo Verde foi testada e aprovada com a distribuição de 760 mudas de ipê-amarelo e das frutíferas cabeludinha, pitanga e uvaia. A ação foi realizada no Bosque Maia e na Câmara Municipal.

Todas as mudas possuem um QR code que leva até a página do Mundo Verde no site da Prefeitura. Lá estão informações sobre cada espécie, instruções de plantio e a descrição do projeto. Quem receber uma muda de cabeludinha, por exemplo, será encaminhado no link.

O secretário de Meio Ambiente, Thiago Surfista, destacou os benefícios da arborização urbana. “A presença de árvores de portes adequados a cada local contribui para qualidade de vida nas cidades por meio da melhoria da qualidade do ar, da redução da poluição sonora e da temperatura ambiente e também das enchentes e dos alagamentos”.

A capacidade de produção do Horto Florestal é de até 100 mil mudas de árvores por mês. Mais informações sobre arborização urbana estão disponíveis no link.

PUBLICIDADE

TÓPICOS
Previous slide
Next slide
Compartilhe
VEJA TAMBÉM